Jogadores de Starcraft II são presos por manipulação de resultados

Esports Notícias

Três profissionais de Starcraft II foram indiciados, juntamente com mais nove acusados, por envolvimento em mais um escândalo de manipulação de resultados na Coréia do Sul. O técnico Park “Gerrard” Wae-Sik e o jogador Choi “YoDa” Byeong-Heon, ambos da equipe PRIME, tiveram participação em “pelo menos” cinco partidas arranjadas e, por isso, tanto Gerrard quanto YoDa foram banidos permanentemente da Associação Coreana de e-Sports (KeSPA). O atleta Choi “BBoongBBoong” Jong-Hyuk também foi indiciado por causa de uma partida, mas não foi suspenso pela organização.

Além deles, outros acusados incluem o ex-jogador e atual jornalista Seong “Enough” Jun-mo, que supostamente mediava algumas negociações, e até mesmo membros do crime organizado. Segundo investigação da KeSPA, em conjunto com as autoridades coreanas, Gerrard e os jogadores receberam entre 4 e 17 mil dólares por jogo, enquanto apostadores e mediadores ficavam com 35 e 26 mil, respectivamente.

YoDa
image-14657

YoDa foi campeão mundial no Intel Extreme Masters de 2013

Em carta aberta, a KeSPA anunciou o banimento dos membros da PRIME e afirmou que manterá seu apoio a SBENU, time de League of Legends também controlado por Gerrard.

Infelizmente, é comum vermos isso bastante na Coréia, visto que os esportes eletrônicos vem sendo algo bem lucrativo por lá há anos. No entanto, práticas maliciosas para armar resultados têm se tornado cada vez mais frequentes também ao redor do mundo, conforme a popularidade do cenário competitivo também avança. De partidas arranjadas em DotA 2 ao uso de remédios e softwares como bots ou aim assists, casos como estes sujam o nome do eSports e devem ser combatidos, como a KeSPA vem fazendo. “É lamentável que um incidente relacionado tenha acontecido novamente, e nos desculpamos a todos os fãs que mostraram amor e apoio pelos eSports”, fala a organização.

Fontes: Kotaku/Team Liquid

Um simples desenvolvedor com textura realista que quer desligar a PhysX e sonha a 120 frames por segundo. Pena que a memória é baixa.