PlayStation 5: Sony revela detalhes do novo console

Retrocompatibilidade com o PlayStation 4 e suporte a resolução 8k.

Notícias Notícias Playstation 4

Em uma entrevista para a Wired, Mark Cerny, arquiteto chefe do PlayStation 4 que está trabalhando no sucessor do console, divulgou detalhes sobre o PlayStation 5.

Na entrevista, Cerny não nomeou o console, mas é normal esperar que seja PlayStation 5, levando em conta os consoles anteriores. O PlayStation da próxima geração terá retrocompatibilidade com o PS4, não será um dispositivo totalmente digital, ou seja, aceita discos físicos.

O artigo da Wired descreve a transição do PS4 para o PS5, como algo “suave”, acrescentando que vários jogos serão lançados tanto para o PlayStation 4 quanto para o PlayStation 5.

O novo console terá um processador AMD, baseado no Ryzen de terceira geração e suporte a resolução 8K. Os gráficos, enquanto isso, serão conduzidos por uma versão customizada da linha Navi da Radeon. Ele suportará ray tracing, algo que está começando a se tornar popular em filmes e videogames. Embora seja tradicionalmente considerado uma técnica de iluminação, Cerny diz que existem implicações além da criação de ambientes realistas.

O chip da AMD permitirá áudio 3D, e isso, de acordo com Cerny, é fundamental para imergir os jogadores. Isso levou a discussões sobre o PlayStation VR, e embora Cerny não tenha confirmado se uma nova versão do headset da Sony será lançada, a existente será suportada.

Outra grande mudança é em relação ao HD. De acordo com Cerny, o PlayStation 5 terá um SSD (solid-state drive) que traz grandes melhorias comparadas com o console anterior. Em uma demonstração feita com o Marvel’s Spider Man, o load no PS4 durou cerca de 15 segundos enquanto no kit de desenvolvimento da próxima geração do PlayStation, a espera foi de 0,8 segundos.

Cerny não deu detalhes sobre os serviços que teremos no novo PlayStation e se focou no hardware. Também não foi revelada uma data de lançamento, embora ele tenha deixado claro que será anunciada esse ano. Provavelmente saberemos mais em um State of Play futuro, já que a Sony não estará na E3 deste ano.

Obrigada, GameSpot.

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.