E3 2019 | O que esperar da Nintendo

A Nintendo promete uma participação na E3 voltada para seus lançamentos do ano. Será que teremos algumas surpresas no caminho?

Artigos Notícias

A E3 vem chegando e, tal qual um Alceu Valença millennial, eu já escuto os seus sinais.

Sinais de que será uma E3 atípica, dada a ausência da sempre presente Sony, que trocou sua cadeira cativa por um evento próprio.

Sinais, por outro lado, de que será uma E3 comportada para algumas empresas. É o caso da Nintendo, que tem uma série de lançamentos marcados para 2019. Aposto numa Big N focada em mostrar mais detalhes de seus títulos já anunciados. Seguem abaixo meus palpites.

Pokémon Sword & Shield

A nova geração dos monstrinhos de bolso foi anunciada, ainda assim, pouco se sabe sobre o game até agora.

A Nintendo confirmou ontem (28) que mais informações de Sword e Shield serão reveladas durante sua participação na E3. Creio que haverá maior foco nas mecânicas dos novos games, visto que muita gente ficou cheia de faniquito com a possibilidade dos encontros aleatórios com monstros voltarem à franquia após Let’s Go.

Uma coisa já é confirmada. Sword e Shield serão compatíveis com Pokémon Home: o novo serviço à Pokébank que permitirá ao usuário guardar suas criaturas em um só lugar.

Fire Emblem: Three Houses

O retorno da franquia tática a um console da Nintendo já tem data agendada: 26 de julho. Com essa proximidade, é natural que sua criadora crie uma expectativa grande para o jogo. Vimos isso acontecer com Mario Tennis Aces, por exemplo.

Three Houses chegará à E3 cercado de rumores sobre suas mecânicas e história. Vazamentos anônimos em fóruns estrangeiros chegaram a entregar pontos importantes de sua trama — que não compartilharemos aqui tanto pela impossibilidade de comprovar sua veracidade quanto para não dar spoiler.

É seguro dizer, no entanto, que o game vai ocupar uma parcela significativa da apresentação da Nintendo.

The Legend of Zelda: Link’s Awakening

O remake do clássico de Game Boy chega ainda este ano e já causou bastante discussão com seu visual de Playmobil gourmet. Eu, particularmente, acho uma fofura.

Algumas dúvidas ainda rondam. Primeiro, quais diferenças mecânicas o remake terá em relação ao original?

Em segundo lugar, sabemos que o game será lançado ainda em 2019, mas não há data de lançamento confirmada. Essa dúvida, presume-se, deve ser esclarecida na E3.

Animal Crossing

Outro que chega ao Switch em 2019. Animal Crossing foi anunciado em setembro do ano passado, mas pouco se sabe sobre jogo. Sequer confirmaram o nome completo do game.

Dado o fato de que a franquia tem um número considerável de seguidores, é de se esperar que um espaço correspondente seja cedido ao jogo durante a apresentação.

Pessoalmente, aposto em interações cooperativas que se valham do aspecto social do Switch. Nada mais natural, dado o estilo do jogo.

Astral Chain

Anunciado em fevereiro deste ano, o novo título da Platinum chega ao Switch no dia 30.

Dirigido por Takahisa Taura, que trabalhou em NieR: Automata, o título conta com doses de ação em um ambiente à moda do cyberpunk japonês. Como tudo isso vai se encaixar dentro do jogo é o que resta ser esclarecido.

Daemon X Machina

A nova franquia da Nintendo é pra quem gosta de rinha de robô. Anunciado na E3 do ano passado — contando com uma demo no Switch, inclusive —, Daemon X Machina chegou a ganhar mais um trailer em setembro, mas cabem mais esclarecimentos da parte da Nintendo.

O que me chama a atenção nesse jogo é a presença de um modo cooperativo. Torar o pau pra cima de uns robôs com amigos no Switch? Parece promissor. Uma data de lançamento seria uma boa, visto que o game sai em 2019.

Luigi’s Mansion 3

Mais um para o balaio de jogos anunciados para este ano. O terceiro game do caça-fantasmas mais medroso dos games foi revelado no ano passado e, desde então, pouco se falou sobre o mesmo.

Pessoalmente, espero que o título recupere algumas coisas do original de GameCube, como seus fantasmas com identidade mais definida. É esperar e ver qual é que vai ser.

Super Smash Bros. Ultimate

Um novo personagem será adicionado ao rol de lutadores do último Smash Bros. durante a E3. Outro deve ser anunciado em breve. A expectativa é grande, visto que Joker, de Persona 5, foi bem recebido pelo público.

Ports? Mais remasters?

Seria normal esperar uma valorização do sistema online da Nintendo. Para tanto, o anúncio de jogos gratuitos do Super Nintendo cairia como uma luva.

Como sempre, deve haver alguma surpresa para a ala mais nostálgica da Big N, talvez um port vindo das profundezas do abismo. Eu, por exemplo, adoraria jogar Paper Mario and the Thousand-Year Door ou Fire Emblem: Path of Radiance no Switch. Sonhos não envelhecem.

Novo hardware a caminho?

A Nintendo fez questão de dizer que não revelará nenhum modelo novo do Switch durante a E3, silenciando rumores que começaram a rondar a boca miúda no início do ano. No entanto, nunca se sabe. Conhecendo a estratégia da empresa de lançar diversas versões de seus sistemas, não seria inesperado ver uma versão popular ou mais arrojada do Switch dando as caras.

Quando é a apresentação da Nintendo na E3 2019?

A Nintendo fará sua já tradicional transmissão no dia 11 de junho às 13h. Basta seguir os canais oficiais da empresa para assistir à apresentação.

Um agradecimento ao amigo Marxseny Pinho pela ajuda na pesquisa deste artigo.

Brasileiro de estatura mediana, gosto muito de fulana, mas sicrana é quem me quer. Compositor, guitarrista e pesquisador de trilha musical de videogames, meti-me a falar de jogos e pretendo continuar nesta toada por um tempo.