O BIG Festival, a maior festival de jogos independentes da América Latina, está chegando. A edição 2019 começa nesta quarta-feira, 26, e segue até o dia 30 de junho no Club Hums, na Avenida Paulista na cidade de São Paulo. O Brazil’s Independent Games Festival foi criado para apresentar ao público diversos jogos inovadores dos mais variados tipos e formentar a produção de games em nosso país e no mundo.
Criado em 2012, o BIG Festival 2019 cresce ano a ano com palestras, workshops, keynotes e rodada de negócios para os profissionais da indústria de desenvolvimento de jogos independentes. Um dos pontos altos do evento é a exposição de jogos, onde o público pode experimentar diversos títulos dos mais estilos.
Para ajudar a escolher o que jogar no evento, a organização do BIG Festival deu uma forcinha. Confira a lista com cinco jogos com a maior quantidade de indicações nas categorias de premiação do evento:
1) Burning Daylight

Desenvolvedora: The Animation Workshop
País: Dinamarca
Total de Indicações: 5 (Melhor Narrativa, Melhor Arte, Melhor Som, Melhor Jogo de Estudante, Melhor Jogo)
Burning Daylight é uma odisseia narrativa ambientada em um universo distópico futurista. A experiência se destaca pelo conteúdo e pela forma pela qual a trama é contada, na qual os elementos visuais, sonoros e mecânicos ajudam a construir e entregar as respostas, e até mesmo gerar mais perguntas.
2) Do Not Feed The Monkeys

Desenvolvedora: Fictiorama Studios
País: Espanha
Total de Indicações: 4 (Melhor Narrativa, Melhor Gameplay, BIG Impact: Questões Sociais, Melhor Jogo)
Do Not Feed The Monkeys é um point and click com estética nostálgica e que flerta com sua curiosidade e criatividade, enquanto discute questões como privacidade e moral. O jogo coloca você atrás da tela de um computador com acesso a diversas câmeras e com a possibilidade de interagir com a vida alheia.
3) Pixel Ripped 1989

Desenvolvedora: ARVORE Immersive Experiences
País: Brasil
Total de Indicações: 4 (Inovação, Melhor XR/VR, BIG Jogo Brasileiro, Melhor Jogo)
Nostálgico e com uma nova visão sobre o tema “jogo dentro de um jogo”, Pixel Ripped 1989 é uma carta de amor aos games do final dos anos 80 e início dos anos 90. O visual retrô e a imersão em realidade virtual são características interessantes e charmosas.
4) She Dreams Elsewhere

Desenvolvedora: Studio Zevere
País: Estados Unidos
Total de Indicações: 4 (Melhor Narrativa, BIG Impact: Questões Sociais, BIG Impact: Melhor Jogo de DIversidade, Melhor Jogo)
Diferente de tudo que você já jogou, She Dreams Elsewhere é um RPG de aventura surreal que conta a história de Thalia Sullivan, uma mulher em coma e que está em uma jornada para derrotar os pesadelos que a impedem de despertar. Entre um inimigo e outro, Thalia vai descobrindo aos poucos como chegou a essa situação. Mesmo abordando pesadelos, She Dreams Elsewhere alcançou os sonhos de muitos desenvolvedores, e está concorrendo em quatro categorias do BIG deste ano.
5) Spaceline Crew

Desenvolvedora: Coffeenauts
País: Brasil
Total de Indicações: 4 (Melhor Jogo de Estudante, Melhor Jogo Multiplayer, Melhor Jogo Brasileiro, Melhor Jogo)
Que tal cruzar a galáxia com seus amigos no papel de comissários de bordo de linhas áreas espaciais e tentar sobreviver a asteroides? Em Spaceline Crew, você deve solucionar falhas de sistema e realizar manobras evasivas (sob risco de vomitar em gravidade zero). Ainda é preciso cuidar de inspeções sanitárias e passageiros alienígenas super exigentes.
A importância do festival
Ano após ano, a importância do BIG Festival para o mercado de games só aumenta. Além de divulgar a indústria dos independentes para o Brasil e para o mundo, fomenta a geração de novas oportunidades de negócio e desenvolvimento de futuros profissionais da indústria.
Para conferir mais informações sobre o evento, acesse o site do BIG Festival. Caso você esteja em São Paulo, pode dar uma passadinha na Avenida Paulista. O evento é gratuito e aberto ao público.