EVO 2019: disputas emocionantes marcaram as finais

Além das revelações de conteúdos para diversos jogos, a EVO 2019 impressionou pelas finais incríveis dos seus principais torneiros.

Esports Notícias

Emoção pura é como a EVO 2019 pode ser descrita. Aqui no Pulo Duplo, somos grandes fãs de jogo de lutas. E acompanhamos boa parte do evento minuto a minuto, torcendo e vibrando a cada disputas. Podemos dizer com toda certeza que está foi uma das melhores edições da Evolution Championship Series, maior evento de jogos de luta do mundo.

EVO 2019
A disputa entre SonicFox e GO1 foi uma das mais emocionantes do evento.

A seguir, apresentamos um pequeno resumo das finais dos campeonatos principais.

Under Night In-Birth Exe:Late[st]

Under Night In-Birth Exe:Late[st] surpreendeu em sua primeira participação.

Mesmo tendo um certo tempo no mercado, Under Night In-Birth nunca foi um grande destaque no cenário ocidental de jogos de luta. Porém, este ano o jogo foi destaque em diversas competições, inclusive com sua versão Exe:Late[st] foi inserida em grandes campeonatos com Red Bull Conquest e EVO.

Por sinal, o jogo estreou muito bem. A final entre Oushuu-hitou (jogando de Seth) e Clearlamp_O (utilizando Byakuya) foi assistida por quase 80 mil pessoas na Twitch. Um número expressivo para um novato.

Apesar de tentar muito, Oushuu não conseguiu superar a velocidade do Byakuya de Clearlamp, que venceu por 3 a 0.

Soulcalibur VI

Apesar do desempenho “morno”, finais de Soulcalibur VI foram interessantes.

Outro estreante no evento, Soulcalibur VI teve um desempenho “morno” em suas exibições na Twitch. Mas a final foi surpreendente. Vindo das loosers pool, o estadunidense BlueGod conseguiu resetar a disputa final contra o japonês Yutotto, vencendo e 3 a 5. Porém, na segunda parte, o Voldo de Yutotto foi o grande campeão, derrotando o Azwell de BlueGod com maestria.

Esta disputa foi impressionante. O personagem Azwell é dos mais requisitados (eu diria até apelão) nas disputas de Soulcalibur.

Dragon Ball FighterZ

Goku GT e seu especial com Shenlog dourado estiveram em boa parte das partidas.

Na final de Dragon Ball FighterZ na EVO 2018, quando SonicFox derrotou GO1 após usar uma tática para muitos “polêmica”, a troca de lugares por pedido de um participante, o jogador americano passou a ser odiado por muitos. Eis que na edição de 2019, GO1 consegui a sua revanche, derrotando Fox de forma espetacular.

Mas foi uma final impressionante, com direito a reset e partidas disputadas do começo ao fim. Cada golpe dado era celebrado por uma plateia entusiasmada. A emoção tomou conta de todos quando o japonês GO1 caiu no chão exausto, com lágrimas de felicidade pela vitória.

Samurai Shodown

Impedido de disputar Street, Infiltration se empenhou em Samurai Shodown

Mesmo sendo expulso dos torneios de Street Fighter V devido a uma acusação de agressão contra sua namorada, o coreano Infiltration acabou participando do campeonato de Samurai Shodown da EVO. E após uma disputa acirrada contra o japonês Kazunoko, outro famoso pro player, o coreano acabou levando a melhor com o seu Genjuro.

Um destaque do TOP 8 de Samurai Shodown deste ano foi o brasileiro Didimokof. Ficamos na torcida, mas ele acabou na sétima posição do TOP. Uma pena, mas deve ser reconhecido pela sua posição de destaque.

Mortal Kombat 11

Cassie Cage de Fox foi destruidora.

Ao que parece, a segunda colocação no Dragon Ball FighterZ fez SonicFox ficar com “sangue nos olhos”, determinado a vencer de qualquer jeito. E o resultado não poderia ser outro. O competidor varreu o chão com seu conterrâneo, Ryan “Dragon” Walker, vencendo três partidas de uma melhor de cinco.

Confesso que não sou muito fã de SonicFox, mas a vitória foi merecida.

BlazBlue Cross Tag Battle

Norte-americano Shinku levou a melhor.

Para mim, uma das melhores partidas do evento deste ano. Isto porque um ocidental conseguiu o pódio em um jogo dominado por competidores asiáticos, em especial japoneses. Vindo da chave de Winners do TOP 8 de BlazBlue: Cross Tag Battle, o estadunidense Shinku levou a melhor contra o japonês Kyamei, vencendo todas as partidas. Sua dupla Ruby e Yang de RWBY foi imbatível.

Outro destaque na final é a quinta posição da americana Bace, uma das poucas competidoras a chegar no TOP 8 de campeonatos da EVO. Parabéns pelo feito.

Street Fighter V: Arcade Edition

Karin foi decisiva na final de Street Fighter V

Uma partida dominada por Pro players, ambos patrocinados pela Red Bull. Apesar de perder o posto de campeonato final da EVO, Street Fighter V não decepcionou e trouxe uma disputa marcante entre o japonês Bonchan e o jovem árabe de 21 anos Big Bird. A experiência prevaleceu, com Bonchan levando o título de campeão pela primeira vez no evento, mesmo participando do TOP 8 cinco vezes.

Uma disputa espetacular. O Rashid de Big Bird foi impressionante, mas a Karin de Bonchan prevaleceu no final. Uma partida regada a energético.

Tekken 7

Arslan Ash levou a melhor em Tekken 7.

Outro queridinho da EVO, Tekken 7 já é consagrado como um dos torneios mais requisitados (e assistidos) do evento. E a edição deste ano teve uma disputa entre o campeão de Tekken da EVO Japan 2018, Jae-Min “Knee”, contra o jovem paquistanês Arslan Ash. Ambos são conhecidos por uma rivalidade acirrada, com Arslan vencendo Knee três vezes (inclundo a EVO Japan 2019).

E não teve jeito, a “mamãe” Kazumi de Arslan massacrou o “filhinho” Kazuya de Knee. Uma disputa incrível!

Super Smash Bros Ultimate

Super Smash Bros Ultimate veio para ficar.

E fechando a EVO 2019, o torneiro com recorde de inscrições, Super Smash Bros Ultimate, surpreendeu com a seriedade e empenho dos seus competidores. Sem entraves e partidas enroladas da versão Meelee do Gamecube, este ano as partidas de Smash foram muito mais divertidas.

Apesar de chegar pela chave loosers, o mexicano MKLeo e seu Joker (Persona) levou a melhor ao vencer o estadunidense Tweek e seu Pokémon Trainer.

Uma EVO histórica

Com nove canais simultâneos transmitindo sua programação (isto apenas os oficiais), o evento deste ano foi um sucesso em visualizações. E não digo apenas os torneios principais. As pequenas competições de títulos como Marvel x Capcom 3, Persona 3 Arena, Windjammers e até Sailormoon SuperS (lançado em 1994 para SuperNes) obtiveram números expressivos de visualizações.

Que venha a EVO 2020!

*Vídeos retirados do canal da evo2kvids

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!