Pokémon TCG: Espada e Escudo trará diversas mudanças ao jogo

Uma enxurrada de mudanças esperam os jogadores de Pokémon TCG com a nova coleção Espada e Escudo. Uma delas a extinção do tipo Fada.

Esports Notícias

Anunciada recentemente, a expansão Espada e Escudo de Pokémon TCG será lançada mundialmente em fevereiro. Para a grande surpresa dos jogadores, uma série de mudanças no formato do jogo acontecerão. Algumas são consideradas até polêmicas para o game no geral.

Primeiro Turno

Agora, o jogador que iniciar a partida não poderá utilizar uma carta Apoiador no primeiro turno. Como a regra de não poder atacar no primeiro turno, a mudança tem como objetivo tornar menos vantajoso ser o primeiro a jogar na partida.

As cartas de apoiador trazem vantagens para os jogadores. Inclusive, muitas cartas apoiadoras eram usadas no primeiro turno para arrumar o banco de Pokémon. A mudança vai quebrar as pernas de muita gente!

Adeus, tipo Fada

Introduzida na geração XY, o tipo Fada não causou um impacto tão significativo no TCG. Tinha em usasse, mas não era um padrão. Agora, o tipo “Fada” foi oficialmente extinto. Nenhuma carta desta categoria será impressa e as novas serão representadas pelo tipo Psíquico.

Pokemon TCG
Tchau, tipo FADA.

Pokémon Checkup

Atualmente, o intervalo entre as passagens de turno é chamado de “Entre turnos”. Porém, a partir de 21/02, o termo será renomeado para Pokémon Checkup.

Fraquezas e Resistências

Outra senhora mudança no game. Anteriormente, a Resistência significava que um Pokémon recebia -20 de dano de golpes do tipo ao qual este Pokémon é resistente. Com a nova expansão, a resistência fará com que Pokémon receba -30 de dano ao invés de -20. Isso só se aplica às próximas impressões de cartas. As antigas continuam com o mesmo efeito.

Pokémon TCG
“Resistência” foi uma das grandes mudanças da expansão.

As fraquezas também sofreram mudanças nessa expansão.

Tipo Água agora é fraco contra tipo Elétrico ao invés de Grama.

Tipo Psíquico agora é fraco contra tipo Noturno ao invés de Psíquico.

Tipo Noturno agora é fraco contra tipo Grama ao invés de Lutador.

Novos termos e textos em Pokémon TCG

Algumas nomenclaturas foram alteradas nas futuras cartas e jogabilidade. Agora, as cartas do tipo Pokémon Research receberão o nome do professor da carta. Assim, o limite da quantidade de cartas (três) fica mais clara na hora de montar os decks.

Pokémon TCG
Nada de lotar o deck com os mais variados tipos de professores.

No passado, algumas Habilidades poderiam ser ativadas somente “antes de atacar”, indicando que o ataque deveria ser a última coisa a acontecer durante o turno. Em Espada e Escudo, esses textos não estarão presentes, uma vez que algumas habilidades podem ser ativadas durante o efeito de ataques, o que causava uma certa confusão sobre o efeito de algumas cartas.

Outra mudança é o termo ”Recover” (Recuperação) que está associado a recuperação para status como Sono, Envenenamento e confusão. Antes, muitos utilização “cura” tanto para recuperar pontos de vida quanto condições.

Por fim, novos símbolos serão adicionados ao final das cartas. Além de determinar a coleção de origem, os símbolos poderão indicar se a carta pode ser usada ou não em determinados campeonatos.

Pokémon TCG
Nova simbologia ajudará nos campeonatos de Pokémon TCG.

Ufa, para quem está começando, tá tudo tranquilo. Os veteranos terão que se mexer para arrumar seus decks.

Lembrando que Espada e Escudo terá um pequeno lançamento antecipado durante o Campeonato Regional de Pokémon TCG em São Paulo, que acontecerá entre os dias 24 e 26 de janeiro. Alguns poucos participantes sortudos poderão receber um kit de cartas da coleção através de sorteio.

*Com informações da Copag

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!