EVO Japan 2020: confira o resumo do evento

Com premiações pequenas e poucos anúncios, a EVO Japan 2020 contou com partidas memoráveis e finais emocionantes.

Entre os dias 24 e 26 de janeiro, a segunda edição da EVO Japan 2020 aconteceu em Tóquio. Apesar da baixa audiência da edição de 2019, a versão japonesa do maior evento de jogos de luta do mundo não decepcionou. Foram três dias de muitas disputas, com foco em seis grandes jogos: BlazBlue Cross Tag Battle, Soulcalibur VI, Samurai Shodown, Tekken 7, Super Smash Bros. e Street Fighter V.

As transmissões do evento tiveram a média de 30 mil espectadores na Twitch.

O horário foi um pouco complicado de assistir por aqui, geralmente começando às 22h e encerrando às 07h do dia anterior. Apesar de não gerar uma audiência tão forte quanto o evento principal, a EVO Japan trouxe momentos memoráveis durante suas finais.

BlazBlue Cross Tag Battle

É fato que quando uma nova leva de personagens de um passe de temporada é lançada, os holofotes ficam voltados para as novas mecânicas dos recém-chegados. E é o que presenciamos durante o campeonato de BlazBlue Cross Tag Battle. E Yumi (Seran Kagura) e o tanque de guerra Blitztank estiveram presentes em boa parte das partidas.

O que se repetiu na final entre Kubo e Dora_Bang. Vindo da chave dos losers, Bang conseguiu superar o adversário na primeira rodada das finais. Porém, a Yumi de Kubo dominou as três partidas da segunda rodada, praticamente varrendo o chão com adversário.

Final de BlazBlue Cross Tag Battle.

Soulcalibur VI

A revelação de Haohmaru como novo personagem animou a fanbase de Soulcalibur. E durante as disputas do Top 8 do game, o grande destaque foi o estadunidense BlueGod e seu Azwel. Por sinal, o chefão continua sendo um dos mais requisitados nas partidas do game devido ao seu dano colossal. Talvez seja hora de um balanceamento, Bandai Namco.

Top 8 de Soulcalibur VI.

Samurai Shodown não faz feio na EVO Japan

Em sua primeira participação oficial na edição japonesa da EVO, o torneio de Samurai Shodown foi um dos mais procurados. Bem diferente da EVO original e seus diversos Haohmarus e Genjuros, as partidas da edição japonesa do evento foram marcadas pela diversidade de personagens. O balanceamento feito pela SNK teve um efeito positivo no jogo. 

E após diversas partidas, a final foi definida entre os japoneses Gamera e Mjima. E que final espetacular! Apesar de chegar na chave dos Losers, a Shizumaru de Mjima não foi párea para Gamera e o seu Shiki.

Final de Samurai Shodown

Tekken 7 dominado por Leroy

Presença garantida em qualquer EVO, Tekken continua com lugar de honra entre os eventos principais. E as partidas não decepcionaram. Entre os lutadores selecionados, o destaque fica por conta de Leroy Smith, um dos personagens favoritos de boa parte dos jogadores. Introduzido no mais recente passe de temporada, o lutador não fez feio e foi a escolha de Book na grande final contra a Julia de Mikio.

A disputa foi acirrada, mas o tailandês Book levou a melhor com seu Leroy. E que disputa, amigos! Seja bem-vindo ao universo de Tekken, Leroy!

Final de Tekken 7.

Super Smash Bros. Ultimate

O jogo de luta mais vendido do mundo não poderia falta da EVO Japan. E a quantidade de inscrições foram surpreendentes. Apesar do evento não ser tão grande quanto seu irmão ocidental, o número de participantes foi o maior registrado entre os campeonatos principais do final de semana.

A grande final foi entre Shuton (jogando de Pikmin) e Kome (com seu Shulk). Mesmo regressando com muito esforço na chave de Losers, Kome não foi páreo para Shuton que levou a melhor nas três partidas consecutivas da final.

Final Smash Bros. Ultimate

Street Fighter V

A grande estrela de qualquer edição da EVO teve aquela sensação de “fim de festa”. Nenhum grande anúncio foi feito por parte da Capcom, que apenas apresentou o que virá com Super Street Fighter Champion Edition.

Os finalistas foram os japoneses Mago e o jovem Nauman. Com sua Karin, Mago já ficou seu lugar no cenário competitivo de Street. Mas nem sua experiência foi páreo para o rolo compressor Nauman e sua Sakura. Com a vitória, ele foi consagrado como o campeão mais novo em uma competição oficial do game.

Final de Street Fighter V.

Em questões de anúncios, a EVO Japan decepcionou

Para quem esperava algum anúncio bombástico no evento, caiu do cavalo. Tirando os novos trailers sobre DLCs de Samurai Shodown e Tekken 7, nada de novo foi revelado. E muitos esperavam por novas informações sobre The King of Fighters XV, já que os produtores prometeram novidades no primeiro trimestre de 2020. Por enquanto, não tivemos nada.

Ganhou o campeonato, mas Shuton levou para casa apenas um controle customizado.

A EVO Japan 2020 acabou com um gostinho de que poderia ser muito mais. A impressão é que as desenvolvedoras dos jogos não se empolgaram tanto com o evento. Além da falta de anúncios, a maior premiação da noite ficou com os 9 mil dólares de Street Fighter V. E o campeão de Smash, que levou para casa um simples controle customizado? Premiações, digamos, irrisórias perto do peso da marca EVO no cenário competitivo dos jogos de luta.

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!