7 mulheres marcantes nos games

Muitas personagens femininas nos marcaram nos jogos, quais são as suas?

Artigos

No dia 08 de março, foi instituído o Dia Internacional da Mulher, oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975. A data relembra a luta das mulheres durante a Revolução Industrial, pois suas condições de trabalho eram ainda piores que dos homens. Hoje cada vez mais a data é marcada como um dia de conscientização pela igualdade de gêneros.

As mulheres têm conquistado cada vez mais seu espaço e no universo gamer elas já são maioria. Segundo a Pesquisa Game Brasil, divulgada em 2019 pelos grupos Sioux Group, Go Gamers, Blend e ESPM, 53% das pessoas que jogam são mulheres. Essa representatividade também está refletindo em jogos de grandes sucesso com protagonistas femininas.

Para celebrar esta data especial, muitas mulheres fortes e importantes são lembradas nesse dia e quero lembrar aquelas que me marcaram no mundo dos games.

Lara Croft

Lara Croft é uma presença feminina nos games desde o primeiro PlayStation com o game Tomb Raider. Descrita como uma mulher bonita, inteligente e atlética, Lara veio ganhando mais espaço, inclusive no cinema. Desde 2013, a personagem recebeu uma repaginada, deixando de lado a aparência sexualizada na trilogia que chegou ao fim em Shadow of the Tomb Raider.

Particularmente, gosto dos jogos dessa última trilogia e não deixo de me impressionar com o quanto Lara apanha e fica cada vez mais suja e machucada ao longo do game.

Samus

Meu primeiro contato com Samus foi no Super Metroid no Super Nintendo. Ao ver um personagem de armadura enfrentando monstros alienígenas, presumi vergonhosamente que se tratava de um personagem masculino. Tal minha surpresa quando, ao ser eliminado, a armadura se desfaz revelando uma mulher!

Não tive muito contato com Samus desde então, infelizmente. Porém a revelação da personagem me marcou.

Chloe

Normalmente quando me perguntam meu jogo favorito, uma série de jogos passa pela minha cabeça. É uma pergunta difícil de responder, mas se insistem eu acabo respondendo Life is Strange.

A trama do jogo me marcou, assim como os personagens. Falando do primeiro Life is Strange temos duas personagens marcantes femininas: Max e Chloe. Apesar da trama ser envolta de Max com seu poder de voltar o tempo, Chloe é memorável com sua personalidade.

Falando da Chloe, ela ganhou mais destaque no Before the Storm, quando sabemos mais da relação da personagem com Rachel e esse jogo me fez repensar minhas decisões no primeiro. Apesar de amar Sean e Daniel, protagonistas de Life is Strange 2, Chloe tem um espaço reservado no meu coração.

Senua

Hellblade Senua’s Sacrifice nos apresentou Senua, uma personagem muito complexa. Com elementos da cultura celta e vinking, Hellblade Senua’s Sacrifice segue Senua em busca de resgatar a alma de seu amado enquanto somos inseridos em sua mente, questionando o tempo todo se os inimigos que encontramos são reais ou são somente inimigos da mente de Senua. Ela combate todos eles com fúria e habilidade.

Aurora

A garotinha de Child of Light que entra em um conto de fadas para salvar seu país das trevas me conquistou junto com a narrativa do game em forma de poesia. Estou até hoje aguardando uma sequência do game, ou pelo menos algo com uma proposta parecida. Por favor Ubisoft, nunca te pedi nada!

Ellie

Quando falamos de mulheres protagonistas em jogos, Ellie é quem vem a mente de muitas pessoas. Em The Last of Us ela viaja ao lado de Joel, carregando a chave para a cura do mundo pós apocalíptico. Ela não é a protagonista de fato, mas toma grande parte dos holofotes. Em The Last of Us 2 ela toma completamente as rédeas do protagonismo e mal vejo a hora de jogar.

Wraith

Não me entendam mal, eu sou main Lifeline em Apex Legends, mas a Wraith ganha um destaque maior por ter parte da sua história contatada em um dos eventos do game. Ela consegue manipular o tempo espaço com uma habilidade que recebeu depois de ser um experimento e entrou nos jogos Apex para descobrir seu passado. Ela é a personagem preferida dos jogadores por causa de suas habilidades.

É claro que existem diversas outras mulheres incríveis e marcantes nos jogos, mas essa é uma lista pessoal e coloquei somente aquelas que me vieram a mente quando pensei em fazer um artigo do tipo.

Quais são aquelas mulheres dos jogos que marcaram vocês? Me deixe saber!

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.