PlayStation 5: Sony esclarece retrocompatibilidade

Depois de gerar uma pequena confusão, a Sony esclareceu algumas questões ligadas a retrocompatibilidade de jogos de PS4 no vindouro PlayStation 5.

Notícias Nova Geração PlayStation 5

“A esmagadora maioria dos mais de 4.000 títulos do PlayStation 4 será reproduzível no PlayStation 5”. Esta declaração foi feita pela Sony Interactive Entertainment em recente atualização do blog destinado a apresentação técnica do PlayStation 5. Ele foi lançado após a apresentação do arquiteto de sistemas do PlayStation 5, Mark Cerny, no início desta semana.

PlayStation 5
Muitos entenderam de maneira errônea a questão da retrocompatibilidade.

Entretanto, foi mencionado por Cerny que 100 jogos de PlayStation 4 foram verificados no atual sistema do PS5. Com a declaração, muitos pensaram que somente 100 jogos do console seriam retrocompatíveis no lançamento do novo console da Sony, o que não é verdade.

Os títulos do PlayStation 4 “rodam com uma frequência aumentada no PlayStation 5, para que possam se beneficiar de taxas de quadros mais altas ou mais estáveis ​​e de resoluções potencialmente mais altas”, afirma Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento da Sony. “No momento, os jogos estão sendo avaliados título a título para identificar quaisquer problemas que precisam ser resolvidos pelos desenvolvedores do jogo” conclui Nishino.

Confira abaixo a declaração completa de Nishino disponibilizada pela Sony:

Com todos os jogos incríveis do catálogo do PlayStation 4, dedicamos esforços significativos para permitir que nossos fãs joguem seus favoritos no PlayStation 5. Acreditamos que a esmagadora maioria dos mais de 4.000 títulos do PlayStation 4 será jogável no PS5.

Esperamos que os títulos compatíveis com versões anteriores sejam executados com uma frequência aprimorada no PlayStation 5, para que possam se beneficiar de taxas de quadros mais altas ou mais estáveis ​​e resoluções potencialmente mais altas. No momento, estamos avaliando os jogos título por título para identificar quaisquer problemas que precisem de ajustes dos desenvolvedores de software originais.

Em sua apresentação, Mark Cerny forneceu uma prévia dos 100 títulos mais jogados do PlayStation 4, demonstrando o desempenho de nossos esforços de compatibilidade com versões anteriores. Já testamos centenas de títulos e estamos nos preparando para testar mais milhares à medida que avançamos em direção ao lançamento. Forneceremos atualizações sobre compatibilidade com versões anteriores, além de muito mais novidades sobre o PlayStation 5, nos próximos meses. Fique ligado!

O PlayStation 5 será lançado em algum momento no último trimestre de 2020.

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!