Final Fantasy: confira o top 5 jogos mobile da franquia

Com mais de 30 anos no mercado, Final Fantasy já possui uma legião de fãs. Listamos os cinco jogos para celular mais populares da franquia.

Android Artigos iOS

Final Fantasy foi criado lá em meados de 1986 com o objetivo de salvar a antiga Squaresoft da falência. Desde então, temos quinze títulos principais e dezenas de spinoff. Como não poderia deixar de ser, os dispositivos mobiles receberam vários jogos da franquia. Alguns bons, outros nem tanto. Vários dos games originais receberam versões para celulares e tablets, a exemplo de Final Fantasy Tactics, III, IV, V e tantos outros. A grande maioria paga.

Então, decidimos apresentar um Top 5 de jogos free-to-play da franquia disponíveis para dispositivos mobile, tanto iOS quanto Android. A ordem da lista segue a popularidade dos títulos na loja Google Play. Vale lembrar também que testamos todos os jogos listados abaixo.

1 – War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius

Anunciado na E3 2019, War of the Visions despertou o interesse dos fãs ao prometer trazer uma experiência semelhante ao querido FF Tactics, um dos títulos memoráveis do PSOne. Eis que o jogo foi lançado em março e já acumula vários elogios.

Final Fantasy Brave Exvius
Atualmente, um evento reúne os personagens de War of The Visions com FF Tactics.

Com multiplayer, PvP, uma história cativante e dezenas de personagens, War of Visions traz ainda missões diárias com recompensas que estimulam o acesso constante. Para aqueles que não tem muito tempo disponível, o sistema auto-battle permite selecionar habilidades de combate de maior relevância para o modo automático do jogo. O que é um alívio, já que evita que os personagens façam movimentos desnecessários.

War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius
Um jogo feito para os amantes de jogos táticos.

Entretanto, as microtransações podem desbalancear alguns modos de jogo, a exemplo do PvP. Não é um Pay to Win, mas chega perto. Todavia, as recompensas diárias ajudam bastante aqueles que estão com a grana curta.

2 – Final Fantasy Brave Exvius

O “pai” da nova leva de jogos mobiles da franquia. Lançado em 2015, o título é um dos mais longevos entre os produtos free-to-play da Square Enix. Com batalhas simples no sistema de turnos e barras de ação, é possível combinar habilidades, itens e invocações para interagirem com os personagens da sua party.

Jogo mobile é um dos queridinhos da Square Enix, com vários eventos especiais.

Um dos pontos que podemos destacar é o elenco de personagem. O jogo já passa de centenas, com membros de vários títulos da Square Enix, não apenas de FF. Temos Bravely Default, Nier Automata, Star Ocean, entre outros. E com direito a eventos especiais que contaram com personagens inusitadas como Ariana Grande e Katy Perry.

Ariana Grande foi uma das muitas convidadas especiais de Brave Exvius.

Uma das maiores reclamações de Brave Exvius são os constantes downloads e atualizações. Caso o jogador não tome cuidado, poderá gastar seu pacote de dados sem querer ao jogar fora de uma conexão banda larga. Outro problema apontado é a taxa de invocação de novos personagens. O game faz uma diferenciação clara entre a “moeda de jogo” ganha em missões e a que foi comprada com dinheiro real. Apesar de tudo, é um excelente jogo e com perspectiva de durar vários anos.

3 – DISSIDIA OPERA OMNIA

Apesar do nome, é bom não confundir com o jogo de luta Dissidia Final Fantasy NT. O título é um RPG com diversos personagens da franquia participando de combates no clássico sistema de turnos. Como Brave Exvius, temos participações de heróis e vilões dos principais momentos da série. A diferença é que o jogo foge dos elementos 16 bits e segue com gráficos 3D e personagens em SD, ao melhor estilo FF IX.

O game é conhecido pela sua facilidade de evolução.

Equipamentos, habilidades e invocações características das principais sagas da franquia estão presentes no título. O modo multiplayer é outro destaque, onde permite ao jogador unir forças com até outros dois e desafiar os mais poderosos chefes, estimulando a colaboração e fugindo do PvP padrão dos games mobile.

Dissidia Final Fantasy
Os fãs de FF IX vão adorar.

Infelizmente, o jogo pode pesar um pouco em alguns celulares durante as partidas. Inclusive, atualizações e manutenções são feitas constantemente para consertar problemas pontuais, que surgem de tempos em tempos. Apesar disso, Dissidia Opera Omnia é considerado o menos pay to win entre os jogos mobiles da franquia.

4 – FF: Record Keeper

Criado para celebrar a “história” da série, Record Keeper foi desenvolvido pela DeNA (Pokémon Masters), já uma conhecida empresa do mercado de jogos mobile.

Trailer oficial

O título busca reviver os momentos mais marcantes da franquia, com missões e personagens dos mais variados episódios. Com elementos no estilo “16 bits”, as batalhas em turnos acontecem em cenários como Midgar (FF VII), Zanarkand (FF X), Cocoon (FF XIII), entre outros. Atualmente, o jogo possui pouco mais de 200 personagens jogáveis, que são desbloqueados no tradicional esquema de invocações com cristais.

Mais do que apenas um simples RPG de turnos, Record Keeper traz imagens, vídeos e informações sobre os momentos mais importantes da série. É uma verdadeira celebração ao legado da série de JRPGs mais famosa do mundo. E um destaque aqui fica por conta da trilha sonora, com diversas faixas originais dos diversos FF já publicados.

 Final Fantasy: Record Keeper
O modo Multiplayer é um dos mais divertidos entre os jogos listados.

Entre as muitas reclamações, o game foi taxado como repetitivo, com poucas atualizações e mudanças significativas. Aparentemente, a DeNA mudou isso ao atualizar o título para o “Episode II”. Agora, uma história desenvolvida por roteiristas diversos introduz personagens originais criados exclusivamente para Record Keeper, prometendo prolongar a vida útil do jogo por muitos anos.

5 – Final Fantasy: Novo Império

Eis que chegamos ao Final Fantasy XV: Novo Império (A New Empire). Aqui temos uma história um tanto quanto curiosa. O jogo foi desenvolvido pela desconhecida Epic Action LCC, uma empresa que produziu alguns títulos de estratégia que não deram muito certo. Por uma jogada do destino, eles conseguiram os direitos de alguns personagens do FF XV no território chinês. Com isso, desenvolveram um game de estratégia usando imagens estáticas de Noctis e seus amigos, sendo lançado exclusivamente no Oriente.

Quem resiste a uma propaganda dessas… -_-

O jogo fez um sucesso assustador por lá, registrando-se entre nas listas de baixados da Google Play por meses. Sofrendo várias reformulações, foi lançado globalmente em 2018. Agora, possui alguns elementos da série principal como summons, chocobos e outros.

Porém, uma das maiores reclamações do título é o fato dele ser um suposto “pay to win”. Diversos itens possuem um valor extremamente exorbitante, podendo custar algumas centenas de reais. E com a alta do dólar então…

Se você for MUITO fã de FF XV, pode gostar. Caso não seja… Existem jogos melhores!

Nossa recomendação

Eu joguei todos os títulos presentes dessa lista e posso dizer que quase todos são bons (Novo Império é para os corajosos). Mas a recomendação da vez fica com War of Visions, já listado por nossa equipe entre os melhores jogos grátis para curtir na quarentena . O game foi lançado recentemente e possui uma jogabilidade agradável, além de estar recheado de recompensas e missões comemorativas de lançamento. É o momento ideal para aproveitá-lo.

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!