Unreal Engine 5 no PlayStation 5. O que muda?

Epic Games mostra o Unreal Engine 5 no PlayStation 5, durante transmissão do segundo dia do Summer Game Fest, e dá uma prévia dos gráficos da next-gen

Artigos Notícias Nova Geração PC Playstation 4 PlayStation 5 Xbox One Xbox Series X

O segundo dos três dias de Summer Game Fest em maio prometia algo inédito para os fãs do PlayStation, e não foi à toa. Durante a transmissão a Epic Games revelou o novo Unreal Engine 5 no PlayStation 5 e nos deu uma prévia mais que interessante. Agora, seremos capazes de ir além de apenas sonhar com o que esperar dos jogos da próxima geração de consoles.

PlayStation 5 em tempo real

Já tínhamos ouvido falar das especificações técnicas dos consoles next-gen, mas ninguém havia mostrado qualquer tipo de cobertura dos gráficos e jogabilidade desses aparelhos. Porém, este vídeo tech-demo revelou como um game pode se comportar em tempo real no PlayStation 5. Não, este jogo não será lançado, porém serviu para demonstrar o poder deste novo motor gráfico. E convenhamos, o resultado está bem bonito.

Unreal Engine 5

A idéia da Epic Games e seu Unreal Engine 5 é facilitar (e muito) a vida dos desenvolvedores. Com o poder dele, artistas e devs pouparão muito tempo ao não precisarem se preocupar com restrições de contagens de polígonos. O maior benefício disso certamente é o tempo ganho ao evitar retrabalhos desnecessários, que vem como uma facilidade na vida dos modeladores. Afinal, eles não ficarão horas em backing de texturas, ajustes em UVs, ou criando LODs e limitando polígonos para se adaptarem à tecnologia disponível. O Nanite – como o UE 5 foi batizado – cuidará desses detalhes ao mesmo tempo em que entrega uma iluminação mais precisa e próxima do real. Isso deve-se à sua nova tecnologia, Lumen.

Lumen

O Lumen da Unreal Engine 5 vai agilizar a vida dos devs

O Lumen é a solução da Epic para uma iluminação global totalmente dinâmica, que reage imediatamente às mudanças de cena e luz. Com ela, o sistema renderiza inter-reflexão difusa com reflexos infinitos em ambientes enormes e detalhados. Isso pode chegar a escalas que variam de quilômetros a milímetros. Com o Lumen, artistas podem criar cenas mais dinâmicas, com a capacidade de alterar o ângulo do sol a depender da hora do dia. É possível fazer o mesmo ao obter qualquer fonte de luz e a iluminação indireta será adaptada de acordo. Isso agiliza a vida deles no jogo ao eliminar a necessidade de lightmap bakes (processos de cálculos de reflexão e efeitos de luz). Este processo gera uma enorme economia de tempo! Com ele, o artista é capaz de mover uma luz dentro do Unreal Editor e a iluminação é a mesma de quando o jogo é executado no console.

Novidades bônus

De quebra, o UE5 é capaz de continuar os trabalhos que já estão sendo feitos no UE4, sem prejuízo para os desenvolvedores. O novo motor da Epic Games ainda traz os sistemas Chaos physics e Niagara. Chaos é um sistema unificados e inteligente de destruição de física. Já o Niagara cuida de efeitos visuais, como partículas e fragmentos, insetos fugindo da luz ao reagir automaticamente, dentre outros. São detalhes pequenos, porém extremamente necessários e que aumentam o realismo e imersão em um game. Graças a eles a equipe de produção ganha tempo, além de qualidade visual e uma melhor performance.

Não conhecemos ninguém que não tenha ficado boquiaberto com essa apresentação. E você?

E quando chega?

O Unreal Engine 5 está previsto para o começo de 2021, quando o fenômeno Fortnite será lançado no PlayStation 5 e Xbox Series X. Até lá, a atual versão do motor gráfico, o Unreal Engine 4.25, já terá suporte para a próxima geração de consoles. Além disso, o UE5 terá suporte para PlayStation 5, Xbox Series X, PC, macOS, iOS e Android. Francamente? Mal podemos esperar para ver o que os criativos serão capazes de trazer com esta belezinha. E que venha a next-gen!


Publicações recentes

Games Editor, geek multi-classe e fã de esportes que acredita que bom mesmo é jogar games, pouco importa a plataforma.