PlayStation Indies é o programa de incentivo de jogos indie no PlayStation

Quem joga indies é mais feliz!

Notícias Playstation 4 PlayStation 5

Várias empresas possuem selos e programas de incentivo a desenvolvedores de games indies. A Microsoft possui o ID@Xbox, a EA possui o EA Originals e assim por diante. Agora é a vez do PlayStation. O PlayStation Indies tem o objetivo de “facilitar a vida dos desenvolvedores indie, e deixar seus títulos brilharem no mercado super competitivo dos videogames.”

Nove jogos foram anunciados como parte do PlayStation Indies e a maioria deles chega ao PS4 e PS5. Confira:

Worms Rumble

Eu não sei porque demoraram tanto para fazer um Worms Battleroyale. Worms Rumble veio para suprir essa falta e traz as famosas minhocas de voz fina em uma batalha em tempo real, diferente da batalha em turnos que estamos acostumados.

Haven

Haven é um jogo que me chamou a atenção desde que joguei a demonstração em um Festival de Jogos da Steam. O game traz um modo cooperativo interessante em batalhas, uma gameplay prazerosa de movimentação e uma história de amor.

Carto

Um dos jogos que me chamou a atenção durante a PC Gaming Show foi Carto, pelo seu visual fofinho. O game, onde você é um cartógrafo, consiste em rearranjar peças do mapa e mudar o mundo a sua volta.

Recompile

Em Recompile, você joga como um vírus silencioso, tentando evitar ser deletado, conforme infiltra o mundo digital e virtual da Mainframe, para conseguir vontade própria e criar a primeira singularidade tecnológica. A humanidade depende disso, mas como você atinge este objetivo cabe à você.

Heavenly Bodies

Esse é outro jogo que tive o prazer de conhecer por meio do Festival de Jogos da Steam. Em Heavenly Bodies você deve se movimentar e executar ações em uma estação espacial. Porém, se mover no espaço não é uma tarefa simples. Cada braço e perna do personagem move de forma independente e você deve aprender a controlá-lo para seguir em frente.

Creaks

Fãs de jogos sombrio devem dar uma olhada em Creaks. O game se baseia na pareidolia, o nome científico dado ao fenômeno de “ver coisas”. No escuro, um cabide de casacos pode se tornar uma pessoa é espreita, é isso que Creaks explora.

Where the Heart Is

O game da Armature segue um personagem desde a sua infância até a vida adulta. Ele explora um mundo diferente do nosso, mas que está bem próximo a ele. Em Where the Heart Is cada escolha tem um peso na sua vida e na dos seus familiares.

Maquette

Os jogadores fãs de jogos de puzzles devem se interessar por Maquette. O game consiste em alterar o mundo real utilizando uma maquete da cidade em miniatura. As alterações feitas na maquete são refletidas no mundo real, fazendo com que você acesse novas áreas.

F.I.S.T.: Forged in Shadow Torch

Coelhos normalmente são associados a criaturas fofinhas e gentis. Não em F.I.S.T: Forged In Shadow Torch. Rayton é um veterano de batalha que passou os últimos seis anos se escondendo após sua cidade ter sido perdida para as máquinas. Mas quando seu inimigo é sequestrado pela Machine Legion, este guerreiro silencioso e determinado decide voltar ao mundo em uma missão de resgate desesperada. Em F.I.S.T., carne e sangue enfrentarão metal, idealismo enfrentará a guerra, e sua fé será testada. 

A importância dos indies para a indústria de games

Sempre fui muito fã de jogos indies, que normalmente trazem ideias inovadoras. Shuhei Yoshida, chefe do PlayStation Indies, comenta em sua postagem no PlayStation Blog exatamente sobre essa possibilidade de inovação e o quanto ela é importante.

A comunidade indie se torna cada vez mais importante para o futuro da indústria dos games, já que o desenvolvimento de jogos AAA se tornou tão caro que está cada vez mais difícil das grandes empresas se arriscarem a investir em novos conceitos que podem ou não dar certo. Confiamos nos desenvolvedores indie com uma visão forte, para nos mostrar ideias que nunca foram vistas antes, criando gêneros de games e avançando a arte e o sentido dos games.

PlayStation Indies é um programa de incentivo a desenvolvedores de jogos independentes.
Programa trará incentivo para desenvolvedores independentes de jogos

É ótimo ver mais uma empresa apoiando a indústria indie e dando mais espaço e divulgação para esses jogos. Qual deles te chamou a atenção?

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.