Sony revela detalhes da interface do PlayStation 5

Sony revela detalhes da interface do PlayStation 5 em vídeo, com novas funções na sua experiência de usuário (UX)

Notícias Notícias PlayStation 5 Prévias

A brincadeira com o BK prometeu e os boatos foram confirmados! A Sony revelou detalhes da nova interface do PlayStation 5 em vídeo de prévia hoje (15), com novas funções na sua experiência de usuário (UX). Após um teaser com a rede de fast-food na última segunda-feira (12), a expectativa era que hoje teríamos alguma novidade.

Contagem regressiva

Faltando menos de um mês para o lançamento do aparelho no Brasil, a empresa compartilhou sua primeira prévia da experiência de usuários no PlayStation 5. Apresentado por Hideaki Nishino, vice-presidente sênior de planejamento e gerenciamento de plataforma, o vídeo traz uma série de novos recursos que serão integrados à interface

De acordo com a Sony, essa experiência de usuário (UX) é completamente focada no jogador e visa proporcionar uma verdadeira experiência na próxima geração. Descrita como mais imersiva e de rápida conexão com games e comunidade, a apresentação trouxe novidades interessantes dentre funções a navegação na UI (User Interface, a interface do sistema com o usuário) do novo PlayStation.  

Novidades da nova interface do PlayStation 5

As atividades são um dos grandes destaques da nova interface do PlayStation 5
(Foto: Reprodução/Sony)

Dentre o que foi revelado, duas novidades se destacam: o Centro de Controle e as Atividades. O Centro de Controle faz com que o botão PlayStation do DualSense sirva para dar acesso imediato a quase tudo que precisamos do sistema. Usuários do PlayStation terão uma UI que permitirá executar essas funções sem a necessidade de sair do jogo.

Já as Atividades foram criadas para aproximar o jogador dos elementos chave do gameplay. São mostradas como cartas na tela pelo Centro de Controle e têm diversas funções. Com elas, é possível descobrir novas oportunidades de jogo, voltar a algo deixado para trás, entrar direto em fases ou desafios, receber dicas e mais. Algumas delas podem ser colocadas no modo picture-in-picture, que permite vê-las sem ter que sair do jogo. 

A nova interface do PlayStation 5 permite ver seu progresso em partes do jogo!
(Foto: Reprodução/Sony)

As Atividades também servem de guia em tempo real sobre o progresso do jogador em momentos determinados do jogo. Sackboy: A Big Adventure foi um dos jogos demonstrados na apresentação, e seu card revela quais objetivos já foram cumpridos naquela fase. A função também fornece uma estimativa de quanto tempo resta para terminar aquele momento do game.

Outras formas de interação

Também é possível ver o que seus amigos estão jogando na nova interface do PlayStation 5
(Foto: Reprodução/Sony)

A nova interface do PlayStation 5 também traz novas opções de chat e interação social. Dentre destaques, é possível assistir ao que seus amigos estão jogando em tempo real. O melhor de tudo é que isso também é possível sem deixar a sua própria sessão de jogo. A função ainda permite escolher em que canto da sua tela você deseja continuar acompanhando o que seu amigo está transmitindo.

A demonstração ainda mostrou formas de compartilhamento de screenshots tiradas da tela de jogo, que podem ter resolução de até 4k. O mesmo poderá ser feito com vídeos e alguns desses conteúdos podem avisar a que for vê-los da possibilidade de spoilers da parte capturada.

Home

Eis que finalmente revelaram a Home do PS5
(Foto: Reprodução/Sony)

Por fim, um pouquinho da Home foi revelado. A página inicial do sistema reúne uma série de ícones e atalhos de jogos e do sistema. Com traços do DNA do estilo do menu XrossMediaBar, a novidade também inclui hubs de informações sobre cada um dos títulos no console.

Há também um ícone para Loja do PlayStation e para outra aba chamada de Explore. Esta trará informações sobre títulos seguidos pelo jogador, jogos instalados e sobre o ecossistema PlayStation no geral. Importante ressaltar que este último não estará disponível em todas as regiões no lançamento. Curtiu as novidades?

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Games Editor, geek multi-classe e fã de esportes que acredita que bom mesmo é jogar games, pouco importa a plataforma.