A cerimônia de premiação anual The Game Awards é conhecida como o “Óscar dos Videogames” desde a sua primeira edição, que foi celebrada no 5 de dezembro de 2014 em Las Vegas, Nevada, sob olhares do mundo inteiro. Em linha com o crescimento do mercado de videogames, o evento evoluiu e se tornou relevante para jogadores, desenvolvedoras e todos os interessados em games.

O ano de 2020 tem sido uma fase muito difícil para todos, mas felizmente tivemos uma safra de jogos memoráveis que merecem elogios por suas narrativas, artes, trilhas sonoras e as mais diversas características que as constituem. Com o intuito de premiar os melhores jogos desse ano, a The Game Awards 2020 já revelou seus indicados.
Aproveitando o clima de expectativas em relação a quais jogos serão os vencedores da TGA 2020, resolvemos separar alguns números interessantes sobre as edições anteriores do evento desde 2014 até 2019.
“Game of The Year” dos anos anteriores
A premiação anual TGA em sua edição de 2020 tem indicados para 29 categorias que incluem disciplinas técnicas em relação a jogos, influência digital, times de esports e até mesmo ícones da indústria. Mas o anúncio mais aguardado desde o começo do ano é o famoso “Game of The Year” (Jogo do Ano).
O grande vencedor do prêmio de maior prestígio no TGA do ano passado foi Sekiro: Shadows Die Twice, da From Software, que lançou uma edição especial do game em outubro especificamente para comemorar sua vitória no evento.

Nos anos anteriores os jogos que levaram o troféu foram God of War (2018), que revela a jornada de Kratos e Atreus entre deuses nórdicos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017), Overwatch (2016), o shooter com elementos de MOBA da Blizzard, The Witcher 3: Wild Hunt (2015) e Dragon Age: Inquisition (2014), vencedor da primeira edição do prêmio.
Games mais indicados ao TGA
Entre todas as edições do The Game Awards, Overwatch foi jogo que teve maior número de indicações. O game de tiro em primeira pessoa com elementos de MOBA foi indicado a “Melhor jogo de esports” das edições de 2016 a 2019, “Melhor Jogo de ação”, “Melhor direção de arte”, “Melhor multiplayer”, “Desenvolvedor do ano” e “Jogo do ano” em 2016, além disso foi indicado a “Melhor jogo em andamento” em 2017 e 2018.

Tanto God of War quanto Red Dead Redemption 2 receberam exatamente as mesmas indicações de “Jogo mais aguardado” em 2016 e 2017 e “Melhor jogo de ação/aventura”, “Melhor design de áudio”, “Melhor trilha/música”, “Melhor direção de arte”, “Melhor narrativa”, “Melhor direção” e “Jogo do ano” em 2018.
Death Stranding, Destiny 2 e Fortnite ficaram empatados com oito indicações cada.
Os maiores vencedores do TGA
Além de liderar o ranking de indicação, Overwatch teve uma taxa de conversão de 54,5% (6 prêmios das 11 indicações) e detém o topo da lista de vencedores do TGA. Como um jogo contínuo e que agradou uma comunidade respeitável de fãs, o shooter da Blizzard conseguiu se manter relevante para o The Game Awards desde o seu lançamento até o ano passado.
Quatro dos seis vencedores na categoria “Jogo do ano” podem ser identificados no ranking de maiores vencedores: Overwatch, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, God of War e The Witcher 3: Wild Hunt.

Empatado em segundo lugar junto com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o RPG indie Disco Elysium da ZA/UM teve um desempenho exemplar ao converter 100% de suas indicações em prêmios: “Melhor jogo indie de estúdio estreante”, “Melhor RPG”, “Melhor game independente” e “Melhor narrativa”.
Indicados para as mesmas categorias e ganhadores de três prêmios cada, God of War e Red Dead Redemption 2 foram competidores diretos e demonstraram chances muito próximas de conquistar os prêmios de suas categorias, mas God of War conseguiu o “Jogo do ano” em 2018.
As empresas mais vitoriosas
O topo da lista de empresas vencedoras de prêmios no The Game Awards é dividido por dois gigantes da indústria dos games, com sete troféus cada: Blizzard Entertainment e Nintendo. Logo abaixo na lista está a Riot Games, que recebeu seus prêmios por ser desenvolvedora de League of Legends. O jogo demonstra sua relevância nas categorias relacionadas a esports.
Capcom, CD Projekt RED, Epic Games e ZA/UM, a desenvolvedora de Disco Elysium conseguiram quatros prêmios cada e ficaram empatadas abaixo da Riot Games.

Que venha a TGA 2020
Fortes candidatos foram escolhidos para competir pelos prêmios da The Game Awards 2020 e alguns deles como The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima podem buscar posições de destaque nos rankings de jogos premiados do evento. Também podemos ser surpreendidos por games sem tantos holofotes como foi o caso de Disco Elysium da ZA/UM.
Nós do Pulo Duplo estamos discutindo sobre os indicados e ansiosos para saber quem serão os vencedores do evento de 2020. E evento será transmitido pelo site oficial no dia 10 de dezembro.