The Game Awards 2020: Uma breve análise histórica

Confira algumas estatísticas sobre os jogos indicados para o The Game Awards entre 2014 e 2019.

Artigos Esports Notícias

A cerimônia de premiação anual The Game Awards é conhecida como o “Óscar dos Videogames” desde a sua primeira edição, que foi celebrada no 5 de dezembro de 2014 em Las Vegas, Nevada, sob olhares do mundo inteiro. Em linha com o crescimento do mercado de videogames, o evento evoluiu e se tornou relevante para jogadores, desenvolvedoras e todos os interessados em games.

The Game Awards 2020
O TGA 2020 será transmitido no dia 10 de dezembro.

O ano de 2020 tem sido uma fase muito difícil para todos, mas felizmente tivemos uma safra de jogos memoráveis que merecem elogios por suas narrativas, artes, trilhas sonoras e as mais diversas características que as constituem. Com o intuito de premiar os melhores jogos desse ano, a The Game Awards 2020 já revelou seus indicados.

Aproveitando o clima de expectativas em relação a quais jogos serão os vencedores da TGA 2020, resolvemos separar alguns números interessantes sobre as edições anteriores do evento desde 2014 até 2019.

“Game of The Year” dos anos anteriores

A premiação anual TGA em sua edição de 2020 tem indicados para 29 categorias que incluem disciplinas técnicas em relação a jogos, influência digital, times de esports e até mesmo ícones da indústria. Mas o anúncio mais aguardado desde o começo do ano é o famoso “Game of The Year” (Jogo do Ano).

O grande vencedor do prêmio de maior prestígio no TGA do ano passado foi Sekiro: Shadows Die Twice, da From Software, que lançou uma edição especial do game em outubro especificamente para comemorar sua vitória no evento.

"Game of The Year" dos TGA's de todos os anos.

Nos anos anteriores os jogos que levaram o troféu foram God of War (2018), que revela a jornada de Kratos e Atreus entre deuses nórdicos, The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017), Overwatch (2016), o shooter com elementos de MOBA da Blizzard, The Witcher 3: Wild Hunt (2015) e Dragon Age: Inquisition (2014), vencedor da primeira edição do prêmio.

Games mais indicados ao TGA

Entre todas as edições do The Game Awards, Overwatch foi jogo que teve maior número de indicações. O game de tiro em primeira pessoa com elementos de MOBA foi indicado a “Melhor jogo de esports” das edições de 2016 a 2019, “Melhor Jogo de ação”, “Melhor direção de arte”, “Melhor multiplayer”, “Desenvolvedor do ano” e “Jogo do ano” em 2016, além disso foi indicado a “Melhor jogo em andamento” em 2017 e 2018.

Os mais indicados dos TGA's de todos os anos.

Tanto God of War quanto Red Dead Redemption 2 receberam exatamente as mesmas indicações de “Jogo mais aguardado” em 2016 e 2017 e “Melhor jogo de ação/aventura”, “Melhor design de áudio”, “Melhor trilha/música”, “Melhor direção de arte”, “Melhor narrativa”, “Melhor direção” e “Jogo do ano” em 2018.

Death Stranding, Destiny 2 e Fortnite ficaram empatados com oito indicações cada.

Os maiores vencedores do TGA

Além de liderar o ranking de indicação, Overwatch teve uma taxa de conversão de 54,5% (6 prêmios das 11 indicações) e detém o topo da lista de vencedores do TGA. Como um jogo contínuo e que agradou uma comunidade respeitável de fãs, o shooter da Blizzard conseguiu se manter relevante para o The Game Awards desde o seu lançamento até o ano passado.

Quatro dos seis vencedores na categoria “Jogo do ano” podem ser identificados no ranking de maiores vencedores: Overwatch, The Legend of Zelda: Breath of the Wild, God of War e The Witcher 3: Wild Hunt.

Os vencedores dos TGA's de todos os anos.

Empatado em segundo lugar junto com The Legend of Zelda: Breath of the Wild, o RPG indie Disco Elysium da ZA/UM teve um desempenho exemplar ao converter 100% de suas indicações em prêmios: “Melhor jogo indie de estúdio estreante”, “Melhor RPG”, “Melhor game independente” e “Melhor narrativa”.

Indicados para as mesmas categorias e ganhadores de três prêmios cada, God of War e Red Dead Redemption 2 foram competidores diretos e demonstraram chances muito próximas de conquistar os prêmios de suas categorias, mas God of War conseguiu o “Jogo do ano” em 2018.

As empresas mais vitoriosas

O topo da lista de empresas vencedoras de prêmios no The Game Awards é dividido por dois gigantes da indústria dos games, com sete troféus cada: Blizzard Entertainment e Nintendo. Logo abaixo na lista está a Riot Games, que recebeu seus prêmios por ser desenvolvedora de League of Legends. O jogo demonstra sua relevância nas categorias relacionadas a esports.

Capcom, CD Projekt RED, Epic Games e ZA/UM, a desenvolvedora de Disco Elysium conseguiram quatros prêmios cada e ficaram empatadas abaixo da Riot Games.

Que venha a TGA 2020

Fortes candidatos foram escolhidos para competir pelos prêmios da The Game Awards 2020 e alguns deles como The Last of Us Part II e Ghost of Tsushima podem buscar posições de destaque nos rankings de jogos premiados do evento. Também podemos ser surpreendidos por games sem tantos holofotes como foi o caso de Disco Elysium da ZA/UM.

Nós do Pulo Duplo estamos discutindo sobre os indicados e ansiosos para saber quem serão os vencedores do evento de 2020. E evento será transmitido pelo site oficial no dia 10 de dezembro.

Aparentemente fragmentado, geralmente atarefado mas certamente engajado, este profissional do ramo bancário da seus pulos duplos no mundo dos games por ser fascinado pela forma como esta "arte" influencia os indivíduos.