Listamos 10 jogos que completam 18 anos em 2021

Jogos importantes como The Legend of Zelda: The Wind Waker, Silent Hill 3, Final Fantasy X-2 e muitos outros completam 18 anos em 2021.

Artigos Notícias PC Vintage

Chegar aos 18 anos é um grande feito para a maioria das pessoas. Significa atingir a maioridade, ser dono do próprio nariz (algumas vezes, apenas legalmente), tirar carteira de motorista, etc. É um marco na vida, que dita uma série de acontecimentos que guiaram a vida de um ex-adolescente.

image-272733
Devil May Cry 2 muitos outros completam 18 anos em 2021.

Nos games, jogos que completam 18 anos marcam um legado. A grande maioria cai no esquecimento, servindo apenas como rodas de rodapé em listas de lançamento do ano. Já alguns poucos títulos acabam fixados na memória dos jogadores, marcando sua história “gamer”.

Sabendo da importância de alguns games “maiores de idade” na vida dos jogadores, trazemos uma lista com 10 títulos que fizeram história em 2003. Será que fizeram falta nestes 18 anos? Confira a lista abaixo:

1 – Call of Duty

Lançamento: 29 de outubro de 2003.

Uma marca carimbada dos mundo dos games todos os anos, Call of Duty é uma série que dispensa grandes apresentações. O primeiro título da série surgiu em 2003 e foi considerados por muitos o sucessor da linha Medal of Honor.

Quem diria que Call of Duty seria um sucesso absoluto 18 anos depois?

O game ficou conhecido por trazer mecânicas de jogo baseados no apoio das tropas controladas por uma inteligência artificial mais precisa e detalhista (pelo menos, na época). Com uma campanha ambientada na Segunda Guerra Mundial, Call of Duty trouxe um sentimento maior de “equipe” ao FPS, distanciando um pouco a ideia de um “Rambo” solitário destruidor de exércitos.

Lançado inicialmente para PC, a versão para consoles chegou apenas em 2004. A responsável pelo desenvolvimento foi a Infinity Ward, que trabalha com a franquia até os dias de hoje.

2 – Warcraft III: The Frozen Throne

Lançamento: 1 de julho de 2003.

Warcraft III foi um dos grandes marcos na história dos games. Além de ser um dos precursores do Multiplayer Online Battle Arena (MOBA) através do mod Defense of The Ancients (DOTA), o título da Blizzard marcou uma geração de jogadores com uma história rica e detalhada.

The Frozen Throne foi um marco na franquia Warcraft.

Para enriquecer ainda mais o enredo do game, foi lançado Warcraft III: The Frozen Throne, um pacote de expansão com novos mapas e uma nova aventura após o fim de Warcraft III. A expansão traz as novas facções Blood Elves, The Naga e os Draeni.

Para alguns, a expansão foi uma prévia do que viria em World of Warcraft, lançado oficialmente um ano depois.

3 – Final Fantasy X-2

Lançamento: 13 de março de 2003.

Dois anos após o lançamento do décimo título da franquia Final Fantasy, a Squaresoft decidiu lançar a primeira sequência direta de um episódio. Após a fusão com a Enix para a formação da nova Square Enix, foi lançado Final Fantasy X-2.

X-2 ficou marcado pelas músicas Real Emotion e 1000 Words.

Dois anos após os acontecimentos do X, seguimos a história de Yuna, que tenta redescobrir seu lugar no mundo após perder seu grande amor. Ao lado das amigas Rikku e Paine, elas formam o grupo Gullwings. As garotas buscam as Spheres, itens que trazem memórias do passado e habilidades especiais.

O jogo foi bastante criticado na parte do enredo, mas as mecânicas de jogo receberam vários elogios pela crítica especializada. Atualmente, Final Fantasy X possui edições remasterizadas ao lado do X-2.

4 – Star Wars: Knights of the Old Republic

Lançamento: 15 de julho de 2003.

Em 2003, a franquia Star Wars estava em alta com o lançamento da nova trilogia de filmes, os chamados prequels. Em meio a uma série de produtos derivados dentro de um universo expandido, Knights of the Old Republic foi um dos grandes sucessos entre os RPGs da época.

Mesmo após 18 anos, Kotor ainda surpreende por seus combates com mecânicas de RPG de mesa.

Um RPG desenvolvido pela novata Bioware, ele foi lançado como um exclusivo temporário do Xbox em julho de 2003, recebendo uma versão para PC meses depois. Situado há quatro mil anos antes da formação do Império Galático, a ordem da galáxia é dividida entre os Jedi, seguidores da Luz, e os Sith, adeptos do lado sombrio da Força. Você é um membro da ordem Jedi e deve escolher qual lado seguir para salvar ou controlar a Antiga República.

Com elementos de RPG semelhante a jogos como Baldur’s Gate e Neverwinter Nights, KOTOR foi um imenso sucesso na época e possui uma legião de fãs até hoje. Completando 18 anos em 2021, ele ainda é facilmente encontrado em versões remasterizadas.

5 – Silent Hill 3

Lançamento: 12 de agosto de 2003.

Depois da recepção morna de Silent Hill 2 por parte da crítica e do público, a Konami decidiu retomar a equipe original do primeiro jogo para trabalhar no novo título. Em 2003, Silent Hill 3 foi lançado como um exclusivo do PlayStation 2.

Com 18 anos nas costas, Silent Hill 3 é um game envolvente e assustador.

Acontecendo no mesmo universo dos primeiros games, Heather é uma adolescente que precisa sobreviver aos pesadelos de uma pequena cidade regida por um culto de insanos. O jogo foi bastante elogiado pelo seu enredo com elementos cinematográficos e foi o alicerce para o roteiro do filme Silent Hill: Revelations lançado em 2012.

6 – Prince of Persia: The Sands of Time

Lançamento: 16 de Novembro de 2003.

Um Reboot do clássico jogo de plataforma, Prince of Persia: The Sands of Time reimaginou as aventuras do príncipe com elementos místicos e uma nova abordagem que agradou o grande publico.

image-272734
Completando 18 anos em 2021, The Sands of Time receberá um remake

Após uma revolta, o príncipe luta para fugir de bandidos e acaba encontrando a Adaga do Tempo. Mas não antes do traidor Vizier utilizar as Areias do místico relógio do tempo para transformar todos os habitantes do reino em monstros. Agora, ao lado da misteriosa Farah, o príncipe precisa lutar com os poderes temporais de sua nova adaga para derrubar seus inimigos e restaurar o reino.

O jogo foi bastante elogiado na época e rendeu até um filme derivado em 2010, que não fez tanto sucesso assim.

7 – The Legend of Zelda: The Wind Waker

Lançamento: 24 de março de 2003.

Depois do sucesso de Marjora’s Mask, a franquia The Legend of Zelda viria a receber seu novo sucesso alguns anos depois com The Wild Waker. E de um jeito nunca antes imaginado.

A aventura de Link em The Wind Waker completa 18 anos em 2021.

Com uma abordagem mais cartunesca e gráficos que aproveitavam tudo o que o Nintendo Gamecube tinha à oferecer, seguimos as aventuras do jovem Link em sua busca para derrotar Ganon. Com elementos de navegação e controle do clima, o jogador se divertia vagando de ilha em ilha abordo do navio King of Red Lions.

A game ganhou uma versão remasterizada para Wii U em 2013.

8 – Harvest Moon: Friends of Mineral Town

Lançamento: 30 de novembro de 2003.

A série Harvest Moon surgiu no Super Nintendo em 1996 e recebeu várias edições ao longo dos anos. Mas foi em 2003 que surgiu uma edição pra lá de especial do simulador de fazendeiro, Friends of Mineral Town.

18 anos em 2021
image-272735
Friends of Mineral Town já recebeu várias versões desde seu lançamento, com um remake lançado no ano passado.

Esta edição combinava o que havia de melhor nos títulos anteriores. Mudanças de clima mais específicas, várias opções de relacionamento e ferramentas com funções bem específicas. Inicialmente, o título foi lançado para Game Boy Advanced em 2003, junto com uma versão mais robusta para PC.

Hoje, o game recebeu é encontrado em sua versão remasterizada Story of Seasons: Friends of Mineral Town, disponível para Nintendo Switch e PC. Só lembrando que Harvest Moon e Story of Seasons são a mesma série como nomenclaturas diferentes por questões de direitos autorais no Ocidente.

9 – Beyond Good & Evil

Lançamento: 11 de novembro de 2003.

Muitos consideram Beyond Good & Evil uma obra-prima não reconhecida. O jogo de aventura desenvolvido pela Ubisoft para PC, PS2, Xbox e GameCube trazia Jade, uma repórter investigativa e artista marcial em busca da verdade por trás de uma possível conspiração.

image-272736
Completando seus 18 anos em 2021, Beyond Good & Evil é considerado por muitos uma obra-prima a frente do seu tempo.

Com elementos de ação, resolução de quebra-cabeças e gráficos considerados espetaculares para a época, o jogo acabou sendo um fracasso comercial em seu lançamento. Hoje é considerado um clássico e sua continação está em desenvolvimento.

10 – Devil May Cry 2

Lançamento: 25 de janeiro de 2003.

Após o sucesso de Devil May Cry, um dos carros chefes do lançamento do PS2, sua sequência já era algo esperado. No segundo título, seguimos a história do investigador Dante e sua busca para derrotar hordas de demônios que buscam ressuscitar Argosax, o Senhor do Caos.

Com algumas mudanças no estilo de combate, com foco na aplicação de combos e notas, o game teve uma recepção mista por parte dos fãs e da crítica especializada. Apesar de tudo, o jogo foi um sucesso comercial que garantiu mais duas sequências.

Devil may Cry 2 completa 18 anos em 2021.
image-272737
Fazendo 18 anos em 2021, o game firmou Devil May Cry como uma das grandes marcas da Capcom.

Então, curtiu a nossa lista? Não deixe de comentar se faltou algum game que marcou história e vai chegar maioridade em 2021. Também não deixe de conferir nossa lista com games que acontecem no fictício ano de 2021.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!