O que assistir antes de Mobile Suit Gundam: Hathaway?

Ficou alguma dúvida sobre Mobile Suit Gundam: Hathaway? Confira nossa lista do que assistir antes do novo filme dos Gundam.

Anime Instagram Séries

A Netflix acaba de lançar o aguardado Mobile Suit Gundam: Hathaway. O filme será o primeiro de um trilogia que contará a tragetória de Hathaway Noa, filho do comandante Bright Noa do primeiro Gundam. O longa foi anunciado pela primeira vez durante as comemorações de 40 anos da série e é bastante aguardado pelos fãs.

Apesar da extensa carga de história de fundo, Hathaway é uma excelente animação e pode ser apreciada por pessoas que não conheçam o enredo principal de Gundam, conhecido como a linha do tempo Universal Century. A primeira série animada, lançada em 1979, está inserida no ano 0079 do Universal Century. O novo filme Hathaway acontece em 0105 U.C.

Porém, caso o espectador queira conhecer a fundo a rica história da série, existem algumas opções de filmes e séries para assistir. Fizemos uma pequena lista com alguns locais para assisti-los, bem como o nível de importância de cada um para o entendimento geral.

Sem mais delongas, vamos lá:

1 – Mobile Suit Gundam (Importante)

image-276415

A primeira obra conta boa parte da trajetória da Guerra entre a Terra e as colônias espaciais do Principado de Zeon no ano de 0079 U.C. Aqui seguimos as aventuras de Amuro Ray e da tripulação da White Base contra as investidas de Zeon e do seu principal comandante, Char Aznable.

Disponibilidade:
A série animada está disponível na Crunchyroll.
Existem três filmes que resumem a história principal, que foram disponibilizados na Netflix junto com Mobile Suit Gundam: Hathaway

2 – Mobile Suit Gundam: The Origin (Opcional)

Aqui acompanhamos parte dos acontecimentos de Mobile Suit Gundam no ponto de vista de Char Aznable. A série conta sua origem e acontecimentos que o levaram a usar a icônica máscara, tornando-se um símbolo de liberdade e identidade. A história acontece entre vários períodos do Universal Century até chegar ao ano de 0079 U.C

Disponibilidade:
A série está disponível na Crunchyroll.

3 – Mobile Suit Zeta Gundam (Importante)

image-276416
Zeta Gundam é um dos modelos mais queridos entre os fãs japoneses.

O ano é 0087 U.C., sete anos após o fim da Guerra de Um Ano que aconteceu na primeira série Gundam. A Federação Terrestre estabelece uma divisão de elite contra membros remanescentes de Zeon, os chamados Titans. Nesta série, Hathaway Noa surge pela primeira vez (como uma criança sequestrada) e acompanhamos os acontecimentos que levaram ao retorno de Char Aznable.

A série também apresenta o Grupo União Anti-Terrestre (AEUG na sigla original), será responsável por vários conflitos futuros.

Disponibilidade:
A série não é encontrada oficialmente, apenas em fansubbers.
Porém, existem três filmes (chamados de New Translation) que resumem a história. Eles estarão disponíveis até o final do ano no canal GundamInfo no Youtube.

4 – Mobile Suit Gundam ZZ (Opcional)

Continuação direta de Zeta Gundam. Para lutar contra o grupo Neo Zeon, o Capitão Bright Noa recruta um grupo de adolescentes coletores de sucatas liderados por Judau Ashta, um piloto “Newtype”.

A série continua a discussão sobre as marcas da guerra e esclarece alguns pontos sobre os “Newtype”, humanos evoluídos com habilidades especiais, usadas especialmente para pilotar naves e mobile suits.

Disponibilidade:
Difícil de encontrar em boa qualidade, estando disponível apenas em fansubbers.
Existe a promessa de ser disponibilizada no canal GundanInfo no Youtube, mas a Bandai não confirmou nada.

5 – Mobile Suit Gundam: Char’s Counterattack (Importante)

image-276417
Char’s Counterattack está disponível no Netflix.

Acontecendo em U.C. 0093, o filme traz o confronto final entre Char Aznable e Amuro Ray, após 14 anos de muitas batalhas. Também marca o conflito definitivo entre a Federação Terrestre e os remanescentes de Zeon.

O filme traz o jovem Hathaway Noa, que vive um relacionamento conturbado com a Newtype Quess Paraya. Os acontecimentos do filme são peça fundamental para definir a personalidade do protagonista no filme recém lançado.

Disponibilidade:
O filme entrou no catálogo do Netflix junto com Mobile Suit Gundam: Hathaway

6 – Gundam Unicorn (Opcional)

image-276418
Unicorn marcou a entrada do Universal Century na nova era dos animes

Três anos após Char’s Counterattack, Banagher Links e Audrey Burne precisão impedir que um grupo dissidente do Principado de Zeon obtenha a Caixa de Laplace. O misterioso item contém um poder que pode desencadear uma nova guerra.

Unicorn descreve os acontecimentos antes do filme Hathaway, mas não envolve nenhum personagem da trama. É possível que o passado de Gigi Andalucia (personagem do filme) tenha relação com Unicorn, mas nada foi confirmado até o momento.

Disponibilidade

Em formato de especiais, Unicorn está disponível no Netflix. Como série de TV, ela está disponível no Crunchyroll.


Curtiu nosso “guia básico” pelo rico Universal Century de Gundam. Existe dezenas de outras obras envolvendo os Mobile Suits e o conflito entre Zeon e Terra, mas trouxemos aqui apenas animes ligados de alguma forma ao filme Mobile Suit Hathaway. Mas não se preocupe, em breve traremos mais Gundam aqui no Pulo Duplo.

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!