Rumores sobre o PES 2022 circulavam desde o ano passado, após a decisão de lançar a edição 2021 como uma expansão. Agora a Konami oficializou que o game de futebol será gratuito para jogar e adotará de vez a nomenclatura “eFootball”, presente na franquia desde 2018. o game será lançado para Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5, PC via Steam.

PES 2022 agora será eFootball

Agora, eFootball será apenas digital como um free to play. O lançamento da edição anual acontecerá até o final do ano. A Konami garantiu que versões para iOS e Android serão lançadas posteriormente. O grande destaque da edição deste ano é a função cross-play entre todas as plataformas. Para a edição mobile, será necessário utilizar um controle para disputar contra jogadores de PC e consoles. Até o momento, a Konami não confirmou o lançamento de uma edição para Nintendo Switch.

Outra grande mudança na franquia será o motor gráfico utilizado no game. Sai a Fox Engine (criada para Metal Gear Solid) e entra a Unreal Engine. Segundo a Konami, a mudança facilitará a transição para o atual modelo e facilitará as funcionalidades de cross-play entre plataformas.

image-276701
Por enquanto, nada de uma versão para Switch

Com a mudança, é provável que o atual PES Mobile seja descontinuado. Chamado de Winning Eleven no Japão, Pro Evolution Soccer (PES) é a franquia de futebol concorrente direta do popular Fifa. No Brasil, principalmente, a rivalidade é algo constante. Será que a mudança fará pesar a balança para o lado do eFootball? Só o tempo dirá…

É visível que a Konami adotou significativas mudanças em seu modelo de negócio na parte dos games. Com lançamentos como Super Bomberman R Online, novos jogos de Yu-Gi-Oh para diferentes públicos e a atual mudança do PES 2022. Que outras novidades estarão vindo. Um novo Castlevania, talvez?

*Com informações da Konami

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!