fbpx

25 anos de Persona: evento especial celebra aniversário

Para celebrar os 25 anos de Persona, a Sega anunciou algumas novidades. Além disso, relembramos o primeiro jogo da franquia.

Notícias

Continuando as celebrações dos 25 anos de “Persona”, a Atlus publicou o vídeo “Persona 25th Times”. Ele é o primeiro volume de uma série que informará novidades sobre a franquia de RPGs da Atlus. A primeira edição trouxe informações sobre o 25º aniversário da série Persona.

Apresentado pelo gato Morgana (embaixador do aniversário), o resumo das notícias é o seguinte:

  • Todos os animes anteriores de Persona estarão disponíveis para streaming no Japão, incluindo Persona Trinity Soul, Persona 4 , Persona 4 Golden e Persona 5, além do filme de Persona 3;
  • O Concerto do 25º aniversário de Persona será realizado no Tokyo Opera City Hall em 21 de novembro, apresentando faixas da série Persona organizadas como apresentações orquestrais clássicas;
  • O vocalista do Persona 5, Lyn, apresentará um mini concerto de Persona 5 durante o stream “#LOVE_SEGA Special Live” na Tokyo Game Show 2021 Online em 3 de outubro às 9:40 (horário de Brasília).

Em 20 de setembro de 1996, Megami Ibunroku Persona (Revelations: Persona no Ocidente) foi lançado no Japão, sendo um spinoff oficial da franquia Shin Megami Tensei. O sucesso dele e dos jogos posteriores foi tanto que a terceira edição do game elevou de vez o status do spinoff para série oficial.

Mudanças para adaptar-se ao Ocidente

No Ocidente, o primeiro Persona recebeu a nomenclatura Revelations antes do nome no intuito de gerar uma identidade mais próxima os jogadores dos Estados Unidos. Está também não foi a única alteração, com mudanças das cores de cabelos e tons de pele de alguns personagens. Alguns demônios (personas) também foram alterados, para padrões menos “ofensivos” a cultura ocidental.

image-278612
As mudanças nos personagens de Revelations Persona na versão ocidental.

Apesar das mudanças, o game não vendeu tão bem quanto o esperado no Ocidente. Segundo críticos, o tom sério e sombrio não combinava com a temática escolar. Por isso, quando Persona 2 foi lançado no Ocidente, apenas a edição Eternal Punishment foi trazida. Esta versão traz uma história paralela ao Innocent Sin, edição original que trazia uma histórias sobre estudantes do ensino médio enfrentando o sobrenatural.

O sucesso de Eternal Punishment pavimentou o lançamento de Persona 3 no Ocidente. Com jogabilidade melhorada e gráficos em 3D, o terceiro título da franquia (sendo o quarto no Japão) caiu no gosto do público, vendendo centenas de milhares de unidades em seu lançamento em 2006.

Persona possui uma legião entre os fãs do gênero JRPG, com vários jogos e produtos derivados como animes, mangás e figures. As expectativas de todos é que a Sega, agora detentora da criadora da franquia Atlus, revele novidades sobre o sexto título principal durante a Tokyo Game Show 2021.

*Com informações da Atlus / Sega.

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!