fbpx

35 anos de Alex Kidd in Miracle World – o sucesso do Master System

Em 1 de novembro, Alex Kidd in Miracle World comemora seus 35 anos. Relembre algumas curiosidades sobre este clássico dos 8 bits.

Artigos Vintage

Em 01 de novembro de 1986, a Sega lançava Alex Kidd in Miracle World para Sega Mark III no Japão. Lançado quase um ano depois no Ocidente como o popular (pelo menos no Brasil) Master System, Alex Kidd era o mascote do console na época. A aventura do herói do Jo-Ken-Po ganhou os corações de muitos em sua passagem.

Apesar de Kidd ser jogado para escanteio após a chegada de Sonic, o jovem valente deixou seu legado na geração 8 bits da Sega. Ainda hoje, ele é reverenciado pelos brasileiros graças a localização do jogo no país graças à TecToy. Nos primeiros modelos do Master System nacional, Miracle World vinha embutido na memória do console.

Para celebrar os 35 anos de Alex Kidd in Miracle World, que tal relembrarmos cinco curiosidades sobre o game.

Hambúrguer x Oniguiri

image-279301
Nunca entendi direito o que Kidd comia quando jogava a versão em japonês do game

Ao concluir as fases, Alex Kidd conquistava um lanchinho especial e alguns momentos de descanso antes de seguir para o próximo desafio. No Japão, o lanche era um Oniguiri, o popular bolinho de arroz. Já no Ocidente, a Sega achou que um alimento mais popular era necessário. Por isso, o bolinho foi substituído por um hambúrguer.

 Alex Kidd in… Miracle Land??

35 anos de Alex Kidd in Miracle World
image-279302
Nos 35 anos de Alex Kidd in Miracle World, que tal ler o famoso conto de Goku?

Segundo entrevista com alguns desenvolvedores da época, a ideia inicial é que o jogo seria um RPG baseado na Jornada para o Oeste , conto chinês que inspirou obras como Dragon Ball. O título do game seria Alex Kidd in Miracle Land. Nele, Kidd teria um bastão e conquistaria novos equipamentos ao longo da jornada. Mas ao avaliar a questão do espaço em cartucho e tempo de desenvolvimento, descartaram a ideia e adaptaram para algo mais “simples”.

O concorrente de Mario

A Sega queria um mascote que batesse de frente ao Mario da Nintendo. A difícil tarefa foi dada ao designer Kotaro Hayashida, que descreveu a missão anos depois como “quase impossível”. Assim, ele juntou ideias para um jogo de ação e elementos da cultura popular, como o já mencionado conto Jornada para o Oeste.

image-279303
Com certeza, Mario ganhou a “Guerra dos Mascotes” na geração 8 bits

Infelizmente, a baixa popularidade do Master System (exceto no Brasil) e o estrondoso sucesso do Nintendo 8 bits desencadeou no esquecimento do personagem.

A ideia do RPG foi aproveitada posteriormente

Apesar de não vingar, a ideia do Alex Kidd RPG foi reutilizada para o desenvolvimento de um outro grande sucesso: Phantasy Star. Logo após o lançamento de Miracle World, a equipe de desenvolvimento da Sega massificou os esforços no desenvolvimento do RPG. O criador do Alex Kidd participou da equipe de desenvolvimento, contribuindo inclusive com artes de monstros descartados no Alex Kidd e reaproveitados no RPG.

image-279304
O grande RPG do Master System possui alguns inimigos descartados de Miracle World

Lembrando que o grande crédito no desenvolvimento dos personagens e criaturas do primeiro Phantasy Star é da artista Rieko Kodama, que também credita as artes do segundo título da série.

Alex Kidd do futuro

Entre os muitos debates sobre o desenvolvimento do game, Kotaro Hayashida disse em entrevista que foi cogitado que a aventura aconteceria no futuro, com Kidd enfrentando robôs assassinos e piratas espaciais. A ideia foi descartada para seguir a inspiração em Jornada para o Oeste.

35 anos de Alex Kidd in Miracle World
Será que o nome High Tech veio da ideia descartada?

A ideia da aventura futurista de Kidd possivelmente inspirou o lançamento de Alex Kidd in High Tech World, uma versão adaptada do jogo japonês Anmitsu Hime.

Conhecia estas curiosidades? Caso queira reviver as aventuras de Kidd, o game possui um remaster para Nintendo Switch como parte da coleção Sega Ages. O jogo também recebeu um remaster incrível para diversas plataformas, batizada de Alex Kidd in Miracle World DX.

Jornalista, analista de mídias e sergipano com orgulho. Apaixonado por "quase" tudo que vem do Japão, em especial animes e jogos. Um eterno sonhador que sempre busca novos desafios!