Nem só de glórias o mundo dos games viveu em 2021, com vários casos decepcionantes. Apesar de excelentes títulos, desenvolvidos com criatividade e empenho dos estúdios, nem sempre o resultado atinge as expectativas. Não estamos falando apenas da crítica especializada, mas também do grande público. É algo comum na indústria e continuaremos vendo por muitos anos.
Vale lembrar que não estamos falando de jogos ruins (teremos outra lista em breve). Estamos falando de títulos que prometeram muito, mas não entregaram o esperado. Em 2021, a equipe do Pulo Duplo topou com alguns títulos assim. Por isso, vamos apresentar aqui uma lista com os sete games mais decepcionantes de 2021.
1 – Pokémon Shining Pearl / Brilliant Diamond
Aqui temos o melhor exemplo de “Expectativa versus Realidade”. Os aguardados remakes dos jogos da região de Sinnoh prometiam um ar de novidade para a franquia. Porém, ocorrem um retrocesso em vários sentidos, como simplificação das animações dos pokémon e mecânicas gerais. Apesar dos problemas, as vendas foram ótimas, o que pode fazer a Nintendo continuar lançando novos jogos de “qualquer jeito”.
2 – Dungeons Encounters
Grandes nomes dos JRPGs estiveram envolvidos em Dungeons Encounters, como o produtor Hiraoki Kato (Final Fantasy XII) e o diretor Hiroyuki Ito (criador do sistema ATB de Final Fantasy). Apesar da pegada indie, o título peca na simplicidade, com uma história simples e mecânicas que não ajudam em nada na desenvolvimento dos personagens. Diverte no início, mas após as primeiras horas torna-se repetitivo e chato.
3 – Mario Golf: Super Rush
Nem só de plataformas vive Mario, que resolve participar de festas, partidas de futebol, tênis e golfe. Golf: Super Rush é o novo título de esportes do bigodudo que traz mudanças espalhafatosas para o golfe, tudo em nome da diversão. Porém, a tentativa de adicionar velocidade ao game o deixa bastante simplório e cheio de falhas, como uma física errônea nas tacadas e aleatoriedade no destino das bolas. Apesar de updates melhorarem o gameplay, o jogo ficou com aquele gostinho amargo.
4 – Marvel Future Revolution
Diversas dimensões da Marvel se fundiram em uma única terra, trazendo heróis de diferentes eras. Com a promessa de um “MMORPG para celulares” simples, divertido e inovador, Marvel Future Revolution mantém elementos de “pay to win” exagerados, que estragam a diversão daqueles que querem gastar pouco.
5 – The Legend of Zelda: Skyward Swords HD
Um remaster Skyward Swords era algo esperado pela legião de fãs da série The Legend of Zelda. Ele chegou, mas ofereceu muito pouco, com pequenas melhorias nos gráficos que ficam atrás de versões emuladas do jogo do Wii em computadores, Xbox One e Xbox Series. A versão portátil do título para o Nintendo Switch Lite oferece controles adaptados que falham miseravelmente na precisão dos golpes de espada do Link.
6 – Outriders
Outriders é um jogo que oferece uma história sólida que pode entreter por horas, ou partidas épicas com combates intensos. Infelizmente, o RPG online cooperativo da Square Enix possui uma fórmula muito parecida com dezenas de outros títulos. E convenhamos, com jogos medalhões como Destiny 2 no mercado, Outriders não oferece qualquer grande atrativo de peso.
7 – Saga Frontier Remastered
A Square Enix lançar remasters de seus antigos jogos não é uma novidade. SaGa Frontier é um grande título do Xbox que traz nostalgia aos fãs, mas não é o melhor da série. A edição remasterizada lançada em 2021 não ajuda em nada na experiência de jogo, com pequenas falhas do primeiro PlayStation sendo repetidas. Os gráficos também não são bons, com melhorias que parecem filtros de emulador.
8 – Biomutant
Adiado por várias vezes, 2021 foi o ano de lançamento de Biomutant. Ele chegou e trouxe uma experiência de jogo sólida, com excelentes mecânicas, ricos cenários e opções de customização de armas e personagens incríveis. Porém, o jogo apresenta uma história bem rasa, com chefes repetitivos e poucas surpresas. Mas a maior decepção mesmo é com a I.A. falha dos inimigos, que deixavam tudo mais fácil. É divertido, mas poderia ser muito melhor.
9 – Tales of Arise
Ah, o “The Chosen One” da série Tales of. Com a promessa de ser o “melhor de todos”, Tales of Arise chegou e aparentava não ter problemas. Porém, temos uma quantidade absurda de inimigos repetitivos, uma história clichê e a extensa necessidade de “grindar” dificultam a diversão após dezenas de horas. Esta muito longe de ser “o melhor de todos os Tales of“.
10 – Samurai Shodown (edição Series S|X)
A nova geração de consoles veio com a promessa de oferecer upgrades incríveis para vários títulos da geração passada. Um dos primeiros a receber um port foi Samurai Shodown (confira nossa análise da edição do Xbox One). A edição para Xbox Series X|S lançada em 2021 oferece poucas melhorias visuais, principalmente no Series S. Outro grave problema é a falta da função crossplay entre gerações, limitando bastante a quantidade de competidores no modo online.
Esta foi a lista dos games mais decepcionantes de 2021 que passaram pela mão da nossa equipe em 2021. Também teremos listas com os melhores e os piores jogos de 2021. Não esqueça de acompanhar o Pulo Duplo no Twitter, Facebook e Instagram para continuar acompanhando todas as novidades.