Análise | Marvel’s Avengers

Análises PC PS4 Xbox One
8

Ótimo

Não há dúvida de que os super-heróis estão em alta. Muito disso se deve aos filmes do Universo da Marvel, que foram escalando até chegarmos nos longa-metragens do Vingadores. Consequentemente, os Vingadores estão em evidência. Portanto, é um ótimo momento para o lançamento de Marvel’s Avengers da Crystal Dynamics.

A protagonista de Marvel’s Avengers: Khamala Khan

O game se inicia com a protagonista, Khamala Khan, em um evento comemorativo dos Vingadores. Ela está no local pois é uma das finalistas de um concurso de quadrinhos. No mesmo evento será inaugurado o novo porta aviões dos Avengers que usará uma fonte de tecnologia inédita chamada Terrigen.

Khamala é a representação de todos os fãs da Marvel, se deleitando com tudo e super empolgada em encontrar seus ídolos super-heróis. Ela vê alguns deles de muito perto, como Thor, Capitão América e Viúva Negra. Tudo indicava que seria um dia memorável para a garota e realmente se tornou, mas pelos motivos errados.

Khamala é uma protagonista divertida de Marvel's Avengers
Khamala é uma protagonista divertida

O Terrigen é uma fonte de energia volátil e logo a situação fica muito feia. Explosões e alguns vilões surgem, enquanto o Capitão América tenta reverter a situação junto do Dr. George Tarleton.

O dia que seria conhecido posteriormente como Dia A é fatídico com a explosão do Terrigen e a morte do Capitão.

Cinco anos depois…

A trama principal do game acontece cinco anos depois do Dia A. Com a explosão do Terrigen surgiram os Inumanos, pessoas com habilidades especiais.

Os Vingadores foram culpados pelo desastre e se separaram, portanto não é um momento bom para se ter super poderes. A AIM (Advanced Idea Mechanics) surgiu e caça os Inumanos com a desculpa de que deseja curá-los.

Khamala é um desses humanos especiais. Ela consegue esticar seus braços e pernas (alou Monkey D. Luffy) além de dobrar seu corpo de maneiras incríveis.

As habilidades de Khamala proporcionam uma movimentação fluída no mapa de Marvel's Avengers
As habilidades de Khamala proporcionam uma movimentação fluída no mapa

Como uma fã que se preze, ela continua acreditando nos Vingadores e a procura dos mesmos. Em sua busca, ela acaba se deparando com um vídeo que pode mudar a maneira como as pessoas veem a AIM. Ela precisa, porém, reunir os Avengers para descobrir a trama por trás da organização e vencer os vilões.

War Table

Marvel’s Avengers possui uma boa variedade de missões secundárias, além da história principal. Elas podem ser acessadas na War Table, onde você escolhe o seu próximo destino.

Acesse a War Table e escolha sua próxima missão em Marvel's Avengers
Acesse a War Table e escolha sua próxima missão

Sou aquele tipo de jogadora que procura finalizar o máximo de missões secundárias possíveis, mas isso não aconteceu jogando Marvel’s Avengers. Isso porque as missões secundárias do game são menos divertidas do que a campanha principal. Ou elas eram enfadonhas ou muito desafiadoras, mesmo possuindo um equipamento melhor do que o recomendado. As missões envolvendo a história dos heróis podem ser divertidas, porém nada supera a trama principal.

Habilidades e equipamentos em Marvel’s Avengers

Cada herói possui uma árvore de habilidades própria que pode trazer mais diversão no combate. Gostei de alguns heróis mais do que outros e quem utilizei com mais frequência foi a própria Khamala. A movimentação rápida pelo ambiente é uma das principais vantagens da personagem. Cada missão escolhe como padrão algum herói relacionado a história daquela quest, mas você sempre pode alterar livremente e Khamala foi minha opção na maioria das vezes.

As quests são niveladas por poder, então você pode ver se está fraco demais e precisa melhorar seus equipamentos para seguir em frente. Cada herói também possui uma variedade de equipamentos únicos que podem ser melhorados. Porém, muitos dos materiais utilizados nas melhorias se encontram em missões secundárias, então não me preocupei muito em melhorá-los. O meu set final foi o suficiente para terminar o jogo de forma satisfatória.

Comprar equipamentos também é uma opção em Marvel's Avengers
Comprar equipamentos também é uma opção

Multiplayer

Uma das vantagens de Marvel’s Avengers é o multiplayer. Ele permite que você jogue qualquer missão com amigos ou escolher entre selecionar pessoas aleatórias. Quando usei essa opção, joguei com algumas pessoas falando inglês, então eles não dividem os jogadores por região.

Outra forma de jogar com amigos é pela Iniciativa Avengers que possui missões exclusivas para apreciar acompanhado. Contudo esteja avisado que acessar a Iniciativa antes de terminar a campanha principal resultará em spoilers!

Conclusão

Entre a missão principal e algumas secundárias, finalizei Marvel’s Avengers em mais ou menos 20 horas. O game consegue entregar uma história divertida com personagens cativantes, porém gostaria de ter me divertido também realizando as missões secundárias. O game possui diversas referências e frases icônicas que os fãs irão reconhecer.

Joguei no PC e encontrei poucos bugs. Alguns erros de posição, com o personagem subindo por dentro da parede, por exemplo, e algumas cenas começando a Khamala completamente careca. Fora isso, nada que me impedisse ou me irritasse com o progresso do game.

Espero que mais do universo da Marvel e dos Vingadores seja explorado em jogos. Que Marvel’s Avengers seja o início e que os próximos games sejam mais ambiciosos.

Siga o Pulo Duplo nas Redes Sociais!

Positivo

  • Khamala Khan como protagonista
  • Campanha principal divertida
  • Heróis com combate diversificado
  • Boa dublagem em PT BR

Negativo

  • Missões secundárias são por vezes enfadonhas ou muito desafiadoras, mesmo com os equipamentos apropriados.
  • Sistema de loot não é convidativo

Resumo

Marvel's Avengers traz uma personagem central carismática e campanha principal divertida, mas peca nas missões secundárias.
8

Ótimo

Amante de livros, séries, mangás e claro, amante de jogos, principalmente aqueles com uma ótima e profunda história. Estuda pedagogia porque precisa trabalhar para comprar os games no lançamento.